Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 09:15:27
Geral

Chuva não atrapalha solenidade de Sete de Setembro

O desfile cívico em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil contou com organizações, empresas e 40 escolas.

Chuva não atrapalha solenidade de Sete de Setembro

Foto: Mateus Vieira

Quantas cores e sorrisos estampados no grande número de pessoas que não deixou o mau tempo atrapalhar as comemorações da Independência do Brasil, neste Sete de Setembro. A Avenida Centenário, como tradicionalmente acontecia antes da pandemia, foi palco desta grande festa de valorização do patriotismo.

O desfile é também momento de valorização das instituições de ensino e empresas participantes, onde todos acompanham um pouco da história das mesmas, como também o que as vem destacando, em especial quem faz parte delas. O desfile cívico em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil contou com 40 escolas municipais, estaduais e particulares.

O prefeito municipal, Mauricio Rivabem, declarou que é de muita alegria poder comemorar os 200 anos de independência do Brasil. Segundo ele, a pedido de muitas crianças e professores e todos que demonstraram muita civilidade, o desfile foi mantido mesmo com a previsão de chuva, após dois anos muito difíceis de pandemia. Ele agradeceu a cada um que estava ali embaixo de chuva mostrando o orgulho de ser campo-larguense, paranaense e brasileiro. A solenidade teve início com o desfile do Tiro de Guerra e as forças de segurança da cidade.

Foi realizada uma homenagem ao ex-prefeito Marcelo Puppi (in memorian), que trabalhou no combate à pandemia, como também foram homenageados o ex-secretário Germano Krueger Neto, a técnica de Enfermagem Medianeira Maria Barbosa e todas as 515 vidas interrompidas pela Covid-19.

No desfile com representantes da Secretaria Municipal de Educação, a demonstração da tecnologia que muito ajudou neste período de pandemia e o momento de transformações significativas. Muitas escolas desfilaram com paraquedas coloridos, os quais estimulam o trabalho em equipe e ajudam os alunos a desenvolverem o espírito de cooperação. Alunos do Colégio Cenecista Presidente Kennedy mantiveram a tradição, entrando na avenida marchando. A Escola Sete de Setembro participou do desfile, mas declarou que estava de luto pela perda precoce de Pedro Henrique Stadler da Silva. Com apenas 13 anos, ele sofreu um aneurisma e não resistiu.

Duas aeronaves de treinamento de pilotos desde os anos 70 abrilhantaram o evento, voando pela Avenida Centenário. Em todo o desfile, uma média de mais de 800 pessoas ficaram acompanhando a transmissão ao vivo que a Folha de Campo Largo fez na página do Facebook, totalizando mais de 19 mil pessoas alcançadas e mais de 1.100 comentários. A live ainda pode ser acompanhada na rede social.