Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 11:20:17
Geral

#votecampolargo visa aumentar representatividade política da cidade

Campo Largo terá mais de 10 candidatos entre deputado estadual e federal.

#votecampolargo  visa aumentar representatividade política da cidade

Campo Largo tem 91.307 eleitores aptos a votarem, segundo dados de junho deste ano do Tribunal Regional Eleitoral. É um número bastante expressivo e que traz possibilidade de eleger um candidato local a deputado estadual e até mesmo um candidato a deputado federal. Por isso, a Folha reforça a ideia do #votecampolargo em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo – Acicla.

São os deputados, por meio de suas articulações, que conseguem representar municípios e regiões para trazerem recursos através de emendas, como também serem ouvidos no Executivo para realizações de obras e ações. Muito das conquistas dos municípios vêm de emendas parlamentares destinadas pelos deputados. São eles os responsáveis de legislar e fiscalizar o Executivo do Estado ou do País. Campo Largo precisa de representantes ativos na cidade para ter maiores possibilidades de crescimento, o que será possível com voto consciente em candidatos da cidade e com a grande redução de votos brancos e nulos como também de abstenções.

Nas eleições municipais de 2020, mais de 40% dos eleitores campo-larguenses não quiseram escolher um candidato. Somente de abstenção (que não compareceu) foram 21.199 eleitores, o que representava 24,23%. Somou-se a 5.265 votos em branco para prefeito (7,94%) e 6.093 votos nulos (9,19%). Independente de gostar ou não de política, é preciso entender o quanto ela é importante para o desenvolvimento da cidade, para geração de empregos, fomentar a Economia, conseguir mais segurança, Saúde e condições dignas à população. O voto faz a diferença, por isso dia 02 de outubro exerça sua cidadania, seu voto é importante..

Diferença: O voto em branco acontece quando o eleitor aperta a tecla “branco” na urna eletrônica e depois confirma. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número inexistente entre os candidatos ou partidos (no caso do voto em legenda) disponíveis para serem votados, confirmando em seguida.

Candidatos a deputado estadual e federal
A Folha pede para que candidatos que sejam de Campo Largo e não estejam nesta relação entrem em contato com a Redação por qualquer canal do jornal para comunicar. Nossa reportagem levantou informações com os diretórios municipais. O objetivo é divulgar os candidatos que residem na cidade.

Estadual: Pelo PTB – o professor Dr. Renato (14024), pelo AGIR - Jean Naiser (36036), pelo Progressistas – o advogado Christiano Puppi (11025), pelo Solidariedade – o ex-policial militar e atual vereador Sgto. Leandro Chrestani (77190), pelo PT - Nelsão da Força (13369), pelo Novo – o empresário Jefferson Pallu (30022), pelo PT – o professor João Airton Paulista (13444), pelo Republicanos – o servidor público municipal Marcelo do Olaria (10987).

Federal: Pelo PSDB - Capitão Alves (4590), pelo Podemos – o vereador André Gabardo (1908), pelo Agir – a empresária Daiana Klemtz (3666), pelo Progressistas – a jornalista e apresentadora Adriana Araújo (1107), pelo PSC - o empresário Gustavo Strapasson (2055).