Embora as chuvas tenham chamado atenção às áreas em risco, somente um deslizamento foi registrado na cidade
As chuvas contínuas iniciaram no último dia 06 de agosto e nesta terça-feira (09) foi registrado a primeira ocorrência da Defesa Civil de deslizamento em residência.
Conforme explica Maicon de Lima Soares, diretor de Operações da Defesa Civil em Campo Largo, o volume foi considerado acima do normal, sendo registrada uma precipitação de 96,2 mm de chuva contabilizados desde o dia 06 até esta quarta-feira, 10. Somente em quatro horas desta quarta-feira, foi registrada uma precipitação de 26mm de chuva.
Previsão do Tempo
Conforme divulgação do site Climatempo, o final de semana terá temperaturas mais baixas, porém, sem chuvas. Nesta sexta-feira, a previsão é para tempo nublado, com muitas nuvens e temperatura máxima de 14ºC e mínima de 9º°C. No sábado o dia será de sol com muitas nuvens e máxima de 18ºC e mínima de 8ºC. Já no domingo de Dia dos Pais, a previsão aponta para sol com algumas nuvens, com registro de mínima 11º°C e máxima 22ºC.
Há previsão de chuvas somente para terça-feira (16), quarta-feira (17) e sexta-feira (19), mas com temperaturas mais altas para essas datas.
Alerta de deslizamento? Saiba como agir
A Defesa Civil de Campo Largo enviou para a Folha um informativo sobre como proceder em caso de alerta para deslizamento na região em que mora, emitido pelo órgão.
O primeiro passo é monitorar a área e ficar atento boletins meteorológicos da Defesa Civil, através de rádio e outras mídias. Ficar atento para qualquer movimentação de terra próxima é essencial. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas, e cicatrizes no terreno.
Saia de casa e vá para um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto. Veja locais sem risco de deslizamento para onde você possa ir no caso de ser necessário o abandono do local. Planeje a melhor rota de fuga e defina um ponto de encontro.
Evite permanecer em cômodos da edificação próximos à encosta. Vá para o abrigo mais próximo ou para o ponto de encontro definido, e verifique-se que nesse lugar não há risco de outros deslizamentos. Leve consigo apenas o essencial.
Ligue para a Defesa Civil, no fone 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no fone 193, e informe as autoridades sobre o que está acontecendo. Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno.
Trabalho reconhecido
O diretor Maicon tem se destacado na cidade pelo trabalho desempenhado à frente da Defesa Civil e trazido a prevenção para evitar incidentes mais graves. Um dos pontos abordados por ele é o uso dos dos pluviômetros existentes em alguns pontos da cidade de maneira preventiva, monitorando sempre para verificar chuvas acima da normalidade e áreas de risco, algo que até então não estava sendo realizado na cidade, conforme comenta.
“Quero realizar um excelente trabalho na Defesa Civil, estou com vários projetos, a começar pela estruturação da Defesa Civil”, completa.
Nesta segunda-feira (08), a Câmara aprovou o projeto para título de Cidadão Honorário ao Maicon, com autoria do vereador Márcio Beraldo. Na justificativa, trouxe que Maicon nasceu no Estado de São Paulo e é servidor público na Prefeitura Municipal de Campo Largo desde outubro de 2011, onde exerceu o cargo de porteiro, sendo que, em novembro de 2020 foi transferido para a Secretaria de Ordem Pública, assumindo atividades dentro do Departamento de Apoio e Controle Técnico.
Em 01 de junho de 2022, passou a ocupar o cargo de Diretor de Operações da Comissão Municipal da Defesa Civil de Campo Largo. A Lei Municipal n° 1.220 de 1996, cria a Comissão Especial de Defesa Civil (COMDEC) do Município de Campo Largo e desde quando passou a vigorar, Maicon passou a ser o primeiro servidor estatutário com especialização em Proteção e Defesa Civil atuante no Municipio.
Maicon se capacitou como Bombeiro Civil em 2013, em 2014 iniciou o Curso de Socorrista Resgatista e em paralelo fez a Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil, Capacitação em Gestão de Desastres e Ações de Recuperação na Universidade Federal de Santa Catarina. Capacitação em Gestão de Riscos pela Universidáde Federal do Rio Grande do Sul. Em 2015 cadastrou-se como voluntário da Defesa Civil Estadual, e em 2018 passou a ser voluntário da Defesa Civil do Município de Campo Largo, atuando em 2020 nas ações frente à pandemia pelo COVID-19.