Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 11:37:22
Geral

Escola Municipal Reino da Loucinha chega à semifinal do 23º Prêmio Arte na Escola Cidadã

A Escola Municipal Reino da Loucinha comemora a classificação das professoras de Arte Lenise e Andrea na semifinal da premiação nacional 23º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Escola Municipal Reino da  Loucinha chega à semifinal do  23º Prêmio Arte na Escola Cidadã

A Escola Municipal Reino da Loucinha comemora a classificação das professoras de Arte Lenise e Andrea na semifinal da premiação nacional 23º Prêmio Arte na Escola Cidadã, em 2022, promovido pelo Instituto Arte na Escola, na categoria Ensino Fundamental 1, com o projeto “Pedacinhos de Amor”, que traz um painel de mosaico com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade e a Praça Atílio Almeida Barbosa, que é o marco zero da cidade, como meio de expressão artística.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é o maior prêmio de arte-educação do Brasil e faz um mapeamento de trabalhos desenvolvidos em escolas das cinco regiões do país, reconhecendo e valorizando os projetos em diferentes linguagens artísticas. O projeto aconteceu em 2019, com a participação das professoras de Arte em uma oficina de capacitação ministrada pela artista plástica campo-larguense Ariane Bianco, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Largo e com o ICEN - Instituto Cecílio Elias Neto, responsável pela edição do livro A Arte e Cultura Sesquicentenárias de Campo Largo, comemorativo aos 150 anos do município.

A proposta do projeto veio de encontro com os conteúdos previstos na Matriz Curricular e teve envolvimento dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Reino da Loucinha e da comunidade escolar. O resultado final foi a composição de um painel comemorativo aos 150 anos do município de Campo Largo, culminando em uma exposição artística dos mesmos e a publicação do trabalho realizado em um livro alusivo à data.

A paisagem escolhida junto a eles foi a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, construção histórica do município, e a técnica definida foi o mosaico. Buscou-se ajuda de uma equipe da cidade especialista em mosaicos para oferecer às professoras maiores subsídios. O material escolhido, fragmentos de azulejo, que foi doado para a escola por uma empresa da comunidade, se deve ao fato da abundância de matéria-prima mineral no município.  “Dia a dia, divididos em pequenos grupos, no auditório da escola, olhos e mãos dos nossos pequenos estudantes abraçaram o projeto, cautelosamente montando a paisagem histórica da cidade com a porcelana que expressa a riqueza do município onde vivem. Os pedacinhos de Arte, referindo-se a cada pecinha do mosaico, juntaram-se aos Pedacinhos de Amor, o amor pela Arte, o amor por nossa cidade e ficarão eternizados no ambiente da escola. Foram construídos grandes vínculos afetivos que marcaram espaço na história de vida do grupo.

O carinho e o amor foram pontos positivos importantes para o crescimento pessoal e cognitivo”, enfatiza a diretora Sandra.
No total foram 1016 inscritos, dos quais 671 passaram para a 2ª fase e 260 chegaram na semifinal. O prêmio dá visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos, comunidades. As professoras foram contempladas com Certificado, Curso e um Material Educativo para inspirar suas práticas criativas na escola junto aos alunos.