A Folha de Campo Largo publicou uma matéria na qual abordava a reclamação de quatro motoristas , que questionavam o método usado para a notificação via Estar Digital.
Na última semana, a Folha de Campo Largo publicou uma matéria na qual abordava a reclamação de quatro motoristas campo-larguenses, que questionavam o método usado para a notificação via Estar Digital, relatando que haviam sido multados imediatamente após pararem o veículo na vaga. A Prefeitura respondeu, informando como funciona o sistema, mas ao ser disponibilizada no site e Facebook da Folha, mais de 150 comentários, relatando situações parecidas, foram feitos pelos leitores, inclusive questionando a nota enviada.
Nesta semana, a Folha entrevistou Juarez Batistel, supervisor do Estar Digital, levando os principais pontos abordados nos comentários para esclarecimento. O primeiro questionamento foi com relação ao funcionamento, como é feito o monitoramento do Estar Digital e ele explicou ao trabalho feito pelos agentes. “Os agentes continuam trabalhando. Hoje nós temos um veículo que passa nas ruas que tem Estar Digital, faz uma leitura das placas destes veículos e envia as informações para o Ciosp. Lá no Ciosp temos dois agentes que trabalham em frente ao monitor, pois o carro somente capta as informações e é o agente estatutário, que tem fé pública, que identifica a colocação ou não do Estar. O carro passa duas vezes, no prazo que varia de cinco a 15 minutos, dependendo do local onde ele está, o tamanho da quadra, para então realizar a notificação.”
O indicado pelo supervisor é que o motorista imediatamente após estacionar o veículo e desligá-lo acione o Estar, para evitar que seja notificado. “Às vezes o motorista acaba se distraindo com alguma atividade e esquece do Estar. Para ele, pode parecer dois minutos que estacionou o veículo, mas já foi transcorrido mais tempo. Nós temos esse controle, pois toda a atividade do veículo fica registrada na nossa Central, por meio de foto, com data e horário”, indica.
Ele comenta que o que conta é o tempo de permanência na vaga, então tornou-se mais fácil de identificar veículos que ficam mais que duas horas estacionados no mesmo local. Para ser considerada a mudança de vaga, o motorista deve mudar de quadra. Ainda, completa comentando que o aplicativo é revisado diariamente por um técnico, para que os erros sejam os menores possíveis, já foi baixado mais de 30 mil vezes e que a rotatividade é extremamente necessária, visto que Campo Largo possui registrado 90 mil veículos e possui apenas 1.600 vagas regulamentadas pelo Estar. Questionado sobre a possibilidade de inserção de mais vagas no Estar, ele comenta que não há uma previsão, mas que sempre são consideradas locais de mais movimento comercial e não em vias residenciais.
Quanto às vagas preferenciais e de farmácia, ele comenta que são multas geradas especialmente pela Guarda Municipal, principalmente após denúncias ou quando os GMs constatam irregularidade. Nestes casos, os valores são maiores, de R$ 195, e contabilizam pontos na carteira.
O dinheiro arrecadado das notificações de Estar é enviado para um fundo da Secretaria de Ordem Pública e é aplicado para melhorias viárias na cidade, como sinalização, pintura de faixas, etc, “dando mais segurança ao motorista campo-larguense”, completa. A fiscalização só não é realizada em feriados nacionais ou decretados, mas ainda que a Prefeitura esteja em recesso, por exemplo, o Estar continua operando.
Para quem não tem celular
Há pessoas que não possuem celular, internet no momento, não possuem afinidade com a tecnologia ou ainda que estão de passagem pela cidade e não querem baixar e registrar o aplicativo. Para estes casos é indicado a compra dos créditos para a placa do veículo estacionado, que varia entre 30 a 120 minutos, em vários estabelecimentos credenciados na região central.
Estão disponíveis para compra nos seguintes locais e endereços:
Banca do Zeca - Praça Atílio de Almeida Barbosa;
Brasa Grill Hamburgueria - Rua do Centenário, 2147, Centro;
CIOSP/Deptran - Rua do Centenário, 2245, Centro;
Farmácia Central - Rua XV de Novembro, 1987, Centro;
Farmácia Marillis - Rua Marechal Deodoro, 758, Centro;
Açougue do Tico - Rua Oswaldo Cruz, 1366, Centro;
Armazém da Terra - Rua Xavier da Silva, 1300, Centro;
Papelaria Rabisco - Rua Rui Barbosa, 1198, Centro;
Pedro Chaveiro - Rua Xavier da Silva, 1071, Centro;
JB Embalagens - Rua Dom Pedro II, 1016, Centro;
O que fazer para contestar notificação
Caso considere a notificação injusta, é necessário se dirigir ao Ciosp e buscar atendimento no Estar, junto com o celular ou comprovante de pagamento dos créditos colocados. Será avaliada a situação e em caso de constatação de notificação irregular, ela será retirada.
A busca do atendimento também é importante para motoristas que compraram os créditos via pix e não receberam, conforme comentário feito por alguns leitores. A equipe também pode auxiliar para baixar o aplicativo e explicar como ele funciona.