Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 02:26:04
Geral

Dias de grandes aprendizados na Semana Empresarial Acicla

Palestras com grandes nomes, cafés com negócios e ações agregaram ao evento

Dias de grandes aprendizados  na Semana Empresarial Acicla

Quem prestigiou a quinta edição da Semana Empresarial Acicla certamente saiu com uma maior rede de contatos profissionais, grande conhecimento e troca de experiências. Foram três dias intensos com diversas ações e entrada gratuita, envolvendo café com negócios, palestras, feira e seminário de crédito.

Na abertura do evento, na terça-feira (26) pela manhã, empresários locais prestigiaram e aproveitaram a oportunidade de networking no Café com Negócios. Segundo Alexandre Druciak, gerente da Acicla, a Semana Empresarial surgiu da necessidade das empresas associadas se conhecerem e conversarem entre si. Um grande evento como esse dá aos empresários a oportunidade de participar e saber mais sobre outros profissionais e empresas da cidade. Evento semelhante aconteceu na manhã da quarta-feira, organizado pelas Empreendedoras Campo Largo, sendo também um grande sucesso.

Conexão Fala Empresária
“Eu te fortaleço. Você me fortalece. No associativismo crescemos”. Estas frases foram a base do evento Conexão Fala Empresária, organizado pelo Acicla Mulher, com objetivo de unir mulheres com o mesmo propósito, de juntas se fortalecerem. As organizadoras buscaram saber o que travam estas empreendedoras de crescerem ainda mais, o que sentem falta para se aperfeiçoarem. Frisaram que chegar sozinha é mais difícil e por isso querem unir forças, com troca de ideias, como frisou a diretora do Acicla Mulher, Michélle Galiano.

Esteve presente a vice-coordenadora da Cacileste Mulher, Juliana Martos, que mostrou caminhos para identificar oportunidades e de que forma uma pode agregar à outra por meio do associativismo. Como também porquê as mulheres têm que se unir, o quanto são diferenciadas e precisam trabalhar para desenvolver lideranças.

A coach Rachel Vianna fez uma dinâmica com as participantes e estimulou a análise do papel e negócio de cada uma, com pontos fortes e fracos, oportunidades e fraquezas. Especializada em treinamentos na área de Desenvolvimento Humano, focada em Liderança e Planejamento de Carreira, ela ressaltou que estabelecer conexões vai muito além de contatos influentes nas redes sociais ou aproximar-se de pessoas em posições estratégicas nas empresas. “A conexão verdadeira é gerada quando você a faz de forma genuína, permite a troca de experiências. Contatos sem relacionamento são apenas contatos”, diz.

Ao questionar as empreendedoras, que escreveram quais seriam suas “dores” no empreendedorismo, apontaram desafios como a dificuldade em delegar, em contratar e achar bons profissionais, em ocupar todos os papéis dentro da empresa (vendas, gestão,  financeiro e operacional) e buscar inovação, sabendo olhar novas oportunidades. Também relataram dificuldade em fazer o marketing para saber como vender o produto, além de necessidade de aprendizado relacionado à educação financeira. Como toda mãe, demonstraram dificuldade em conciliar os papeis de mãe, esposa e empresária. Além da Rachel passar alguns feedbacks no momento, esses assuntos vão pautar novos eventos do Acicla Mulher.

Pra fechar o evento, Ana Lucia Bittencourt, empresária e palestrante, abordou a importância do networking e detalhou o quanto é diferente de fazer amizades. Falou de forma prática como as empreendedoras precisam exercitar isso para que seja eficiente. “Networking é relacionamento profissional, troca de experiência. Empreendemos sozinhas, então poder trocar ideias com outras empresárias e pessoas que passam pela mesma situação é muito importante.”

Ana também frisou que as mulheres precisam romper a barreira da timidez. “Precisam ensaiar em casa, treinar pra superar. Porque a timidez coloca a mulher atrás do negócio e ela precisa estar à frente. Até porque não existe melhor vendedor do seu negócio que você mesma”, declarou. Ao final, todas participaram de um brinde e tiveram um momento para exercitar o que aprenderam com um café cedido pelo evento.