Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 02:28:48
Geral

As férias escolares iniciaram e ainda para muitos pais os jogos eletrônicos são a única opção de lazer aos filhos

Atribuir funções aos filhos em “pleno descanso”, mesmo não criando uma rotina muito pesada, de repente pode ser o caminho para que os pequenos e os adolescentes se desconectem um pouco das tecnologias.

As férias escolares iniciaram e ainda para muitos pais os jogos eletrônicos são a única opção de lazer aos filhos

Atribuir funções aos filhos em “pleno descanso”, mesmo não criando uma rotina muito pesada, de repente pode ser o caminho para que os pequenos e os adolescentes se desconectem um pouco das tecnologias.

As crianças e os adolescentes ficarão longos dias em casa com muito tempo livre para fazer o que quiserem, onde o celular, computador, tablet, televisão e videogame são as “brincadeiras” que estão ao alcance o tempo todo, e de imediato parece impossível fazê-los desconectar.

Na correria do dia a dia nem sempre há momentos para curtir uma simples refeição em família. Além de ser muito prazeroso, é “uma ponte” para promover a integração e também ensinar as crianças sobre responsabilidades. Atribuir funções aos filhos em “pleno descanso”, mesmo não criando uma rotina muito pesada, de repente pode ser o caminho para que os pequenos e os adolescentes se desconectem um pouco das tecnologias, onde infelizmente para muitas famílias é o único lazer ofertado aos filhos, pois é o que tem em casa e muitas vezes pelos pais que nem sempre conseguem atrelar as férias do trabalho com as férias escolares.

Os joguinhos eletrônicos até podem ser divertidos e inofensivos, porém, o que mais vai contar será a quantidade de tempo que as crianças e jovens ficam conectados às telas. O abuso da tecnologia pode prejudicar o bem-estar deles e trazer graves consequências, onde se percebe a piora do sono, irritabilidade e dificuldades de socialização.

Algumas dicas que podem contribuir para diminuir problemas e potencializar diversão nas férias:

1. Peça colaboração para organizar a casa, mas só o que for necessário, já que a bagunça nestes dias será inevitável;
2. Racione o uso das tecnologias e organize horários sempre com o auxílio dos filhos, pois assim se sentirão parte da “nova rotina”;
3. Encoraje as crianças para colaborar na higienização e organização dos brinquedos e livros, aproveite e leia, fazendo uma “salada mista” – misture personagens e reinvente novas histórias com os livros e brinquedos;
4. Incentive e peça a colaboração dos adolescentes no momento da limpeza das mochilas, dos estojos, cadernos e livros, para assim desenvolver autonomia e senso de organização;     
5. Proponha que organizem a mesa das refeições e ajuda no supermercado na escolha dos alimentos, bem como higienizá-los para guardar nos armários da cozinha - assim desenvolverão senso de responsabilidade e pertencimento;
6. Aproveite o fim de semana para fazer passeios nos parques da cidade como o Newton Puppi (Cambuí) - fazer um piquenique, caminhar na Lagoa, visitar o Museu Histórico de Campo Largo ou mesmo assistir um cinema em Campo Largo, onde há preços “que cabem no bolso” e comer uma pipoca deliciosa que só encontra no cinema;
7. Leve os filhos para comer um cachorro-quente, um X-burger numa das lanchonetes espalhadas pela cidade, onde com certeza renderá gargalhadas e motivos de memórias simples e prazerosas para toda vida.
8. Disponibilize jogos de tabuleiro, como xadrez, damas, jogo da velha, trilha, que podem ser comprados a preços acessíveis nas lojas da cidade, e também é uma ótima opção para chamar os amigos e jogarem juntos de forma saudável.

As opções são muitas, porém, muito simples, mas o que realmente fará diferença para as crianças e os adolescentes nos momentos das férias escolares, e em todos os outros, será a participação, o afeto, a atenção e união familiar, onde a família será coadjuvante na formação da identidade, do caráter, do comportamento dos filhos, para que eles possam aprender a desenvolver a autoestima e confiança, a enfrentar desafios, assumir responsabilidades que farão parte da história e das memórias ao longo da vida.