Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 10:22:00
Geral

Jovens devem ser protagonistas na carreira profissional e buscar aperfeiçoamento

Sair da “zona de conforto” nem sempre é facil para o adolescente no final do Ensino Médio e para o jovem que já está no mercado de trabalho

Jovens devem ser protagonistas na carreira profissional e buscar aperfeiçoamento

A profissão tão sonhada pode ser conquistada com foco e determinação no desenvolvimento de novas competências e superação de bloqueios internos impostos para alavancar a carreira profissional. Um exemplo é do jovem Leonardo Lunardon, de 21 anos, que fez o Técnico em Automoção Industrial integrado ao Ensino Médio no IFPR (Instituto Federal do Paraná) - Campus Campo Largo, e que mesmo aprovado no vestibular em Engenharia Industrial Madeira na UFPR (Universidade Federal do Paraná), teve que se reiventar por não querer fazer o curso ofertado naquele momento de modo on-line por conta da Pandemia da Covid19.

Leonardo considerou que a melhor escolha seria entrar no mercado de trabalho e hoje em dia atua como Corretor de Imóveis em uma Imobiliária. Relata que trabalha muito e mesmo assim está sendo uma experiência prazerosa, com a qual aos poucos vem aprendendo a melhor forma de atender o cliente, técnicas de como vender e gerenciar uma pequena equipe. Afirma também que o trabalho produz rendimento satisfatório acima da média, porém, até por conta dos altos e baixos do setor imobiliário, tem que aprender a se organizar financeiramente. O jovem tem a intenção de cursar Tecnologia da Informação (TI), um segmento em ascenção no mercado de trabalho, já que observa a necessidade de mudança e que também tem outras habilidades e proatividade.

Uma dica para o acompanhamento voltado aos jovens é o trabalho do Coach. A profissional Tânia Lima, por exemplo, diz que o processo desse tipo de mentoria não é uma fórmula mágica, pois é preciso um comprometimento tanto de coach quanto dos coachee (cliente) para uma transformação real. O trabalho de Coaching entra para contribuir e auxiliar esse jovem em um momento de extrema importância, onde ele poderá esclarecer dúvidas, identificar habilidades, potencialidades e competências.

Segundo a profissional, ressalta que o Coach é um profissional que atua na ativação e motivação para conquistas e resultados, o que acontece através de metodologia cientificamente comprovada. A profissional argumenta que o uso de ferramentas desde o primeiro contato com o cliente é de extrema importância para fazer um diagnóstico a fim de entender a situação atual de como está a vida do cliente e averiguar o que ele deseja trilhar para se projetar no mercado de trabalho.

As ferramentas são análises do desenvolvimento comportamental e que são trabalhadas normalmente em dez encontros, onde a pessoa se sentirá motivada a executar ações ao longo do processo e, assim, ver possibilidades de transformação. Tais ações podem ser: iniciar um novo curso, verificar a situação financeira para poder se estabilizar, averiguar se os  estudos vêm realmente de encontro aos desejos para o futuro e outras necessidades que possam surgir ao longo da mentoria para então identificar as potencialidades.

Segundo Tânia, o coaching poderá ser iniciado com adolescentes a partir dos 14 anos, chamado “coaching de carreira”, onde pode ajudar também os indecisos a escolher uma futura profissão, principalmente por conta da nova  BNCC (Base Nacional Curricular Comum), onde desde dezembro de 2018 foi aprovada e fala da flexibilização da organização curricular do “Novo Ensino Médio” por meio de itinerários formativos previstos na legislação brasileira. Relata que para esse público utiliza o diálogo voltado ao autoconhecimento, sonhos e significados. Acrescenta que a mentoria acontece tanto de forma presencial como de modo on-line, que por sua vez diminui o custo do investimento, já que o cliente não precisa se deslocar. Afirma que os resultados obtidos podem ser excelentes, se há entrega na conclusão e busca no processo que cada um deseja ao longo dos dez encontros. Diz que é normal surgir dúvidas dos jovens quanto a confidencialidade da mentoria e se os pais não terão acesso ao conteúdo das conversas. Segundo a coach, não tem o que se preocupar e vale salientar que a familia é fundamental para o processo ter sucesso.     

Embora sejam importantes o trabalho de coaching, a orientação dos pais, da  escola e mesmo a pressão da sociedade para esse processo será o jovem que terá que se reconhecer como protagonista da sua prória história. A postura diante dos desafios e continuar se aperfeiçoando ao longo da sua trajetória profissional será o diferencial no mercado de trabalho.