Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 08:14:58
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Cuidados com a vida pós-maternidade por meio do esporte

Melhora de casos de depressão, maior interatividade, além das amizades fortalecidas com a prática do voleibol

Cuidados com a vida pós-maternidade por meio do esporte

Autoestima, felicidade, concentração e bem-estar. Esses são apenas alguns dos benefícios ocasionados pelo esporte. Com o dia a dia, a prática do esporte muitas vezes acaba sendo deixada de lado pelas pessoas, principalmente pela rotina corrida. Quando se fala em mães essa prática se torna ainda mais difícil, já que a maternidade muda tudo na vida destas mulheres. Foi por esse motivo que surgiu o projeto “Girls Team”, um grupo de mulheres que jogam voleibol frequentemente.

O projeto começou com a Jaqueline Pontes e a Bruna Soria Junker e hoje tem mais de 36 participantes: “A princípio foi criado para as mães que antes tinham uma vida agitada e depois que tiveram filhos tiveram que dedicar seu tempo de lazer à maternidade”, comenta Jaqueline.

A Bruna fala que não imaginava que o projeto fosse ganhar a proporção que está tomando em pouco tempo. “Começamos a colocar no WhatsApp nosso grupo, foi surgindo e foi algo bem inesperado, era só eu e a Jaque e começou a ganhar uma proporção muito legal”, detalha. Ela conta também como está sendo a resposta das meninas: “A gente sempre pergunta para as meninas o que elas acham e esses dias recebemos de resposta: ‘Eu estou amando, porque uma saiu da depressão, a outra falou que melhorou a ansiedade, a outra contou que saiu da pressão que tem do dia a dia. Eu vejo que o voleibol veio para mudar vidas”, comemora.

O grupo, que começou em fevereiro deste ano, tem conquistado e mudado a vida de muitas mães. Como é o caso da empresária Vanessa Nymberg, que descobriu o autismo de seu filho: “ Meu mundo desabou e virou de cabeça para baixo. O voleibol e as meninas fizeram com que eu me reencontrasse e reerguesse. Ele sempre vai comigo. E o melhor é essa união entre as meninas do vôlei e os nossos filhos, enquanto a gente joga eles brincam. Não tenho palavras para descrever e agradecer tudo o que esse grupo tem me proporcionado. Elas chegaram na hora certa”.

“Quando se fala em esporte, a pessoa precisa identificar o que ela gosta de fazer, do que ela sabe que ela vai conseguir manter uma constância, que ela não vai ser obrigada a fazer”, orienta o personal trainer  Matheus Gionedes. Ele complementa falando no que agrega em relação à saúde mental: “O esporte ajuda a pessoa a se reorganizar. Falando do aspecto fisiológico, liberamos hormônios como a endorfina e a dopamina, que são os hormônios de sensação de prazer, automaticamente vai aliviando o estresse do dia a dia”.

A própria Jaqueline comenta como tem sido gratificante o projeto para ela. “Eu estava num momento da minha vida que vivia em função da minha neném e com essa pandemia piorou, estava ficando só em casa, cuidando da casa, cuidando dos filhos, sem poder sair. Mexeu muito com meu psicológico. Comecei a ficar muito estressada, tive ansiedade severa e fui parar no hospital. Até então nem sabia o que era ansiedade e nem que os sintomas que sentia eram de ansiedade”, comenta.
Matheus fala sobre a importância do esporte para as mães: “Para quem se tornou mãe recentemente é fundamental, pois a maioria delas deixa de praticar suas atividades habituais e cuidar de si mesmas”.

A designer de interiores Letícia Gembarowski conta da sua experiência: “Quando você se torna mãe começa a esquecer de você mesma, a autoestima fica baixa, você começa a se prender na rotina dos cuidados com  filhos, casa e trabalho. Aí você começa a ficar irritada, tensa, você não consegue sair daquela realidade e começa a afetar as pessoas ao seu redor. O voleibol é um esporte que consegue te tirar desse centro de atenção, além de você estar fazendo um exercício físico, você consegue trabalhar sua cabeça e gastar energia”.

Se você se interessou e gostaria de fazer parte desse time, entre em contato com o telefone: (41) 98524-4776.