A partir das 16 horas desta sexta-feira (24), Campo Largo terá como prefeito em exercício o vereador Pedro Barausse, atual presidente da Câmara Municipal de Campo Largo
A partir das 16 horas desta sexta-feira (24), Campo Largo terá como prefeito em exercício o vereador Pedro Barausse, atual presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, pelos próximos dez dias. A cerimônia de transmissão de cargo será realizada no gabinete do Chefe do Executivo em virtude do evento Cúpula Mundial da Família 2022, em Genebra, na Suíça, do qual o atual prefeito Mauricio Rivabem vai participar. Neste período, assume como presidente da Câmara o vereador Genésio da Vital.
Já com outros mandatos de vereador em sua trajetória política, inclusive como presidente da Casa Legislativa, essa é a primeira vez que Pedrinho Barausse assume o cargo de prefeito. “É uma honra assumir a Prefeitura. Pelos mandatos que tive e luta com o povo mais humilde, fico muito grato. Até quando o Marcelo foi me convidar para ser vereador, eu disse que queria dar uma parada, mas ele falou que Campo Largo precisava de mim. É um pedido que considero muito importante”, declara.
O prefeito em exercício ficará neste cargo pelo período de dez dias e tem todo o poder de um prefeito. Disse que vai acompanhar o cronograma de trabalho feito pelo Executivo e acredita que nestes dias conseguirá inaugurar a Rua Porto Alegre, no Vila Glória.
Viagem à Suíça
40 municípios representarão o Paraná na Cúpula Mundial da Família 2022 (World Family Summit 2022), em uma Missão Internacional de Gestores Municipais. O evento será em Genebra, na Suíça, e também celebrará o 75º Aniversário da Organização Mundial da Família.
Para Mauricio Rivabem, “é um privilégio ser escolhido entre as autoridades de 29 cidades da Região Metropolitana de Curitiba. Isso é fruto das ações de nossas secretarias, do cuidado com a cidade, de tantas iniciativas em que somos exemplo. Participar de um projeto de capacitação para o desenvolvimento sustentável de lideranças sociais é uma grande honra e uma oportunidade de trazer ainda mais conhecimento e boas práticas para as famílias de Campo Largo, para continuarmos realizando tudo com excelência, bem feito”.
Polêmica
A viagem do prefeito acabou gerando certa polêmica, de pessoas que consideram importante e representativa a viagem para a Suíça, como também de pessoas que criticaram o uso do dinheiro público, diante da necessidade de mais investimento em Saúde, Segurança, entre outros. Nas redes sociais, gerou quase 300 comentários em uma publicação.
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (20), o vereador Sargento Leandro Chrestani falou que não é contra a ida do prefeito, que é preciso buscar formas de outros países atuarem aqui, mas é contra a despesa feita por conta do Município, inclusive acompanhou nas redes sociais a população contra também. “Saúde estávamos vivendo um caos, Educação maior crise da história do município, retirada do transporte escolar, Segurança Pública que quase levou à paralisação da Guarda Municipal de Campo Largo”, declarou no plenário.
Ele disse que vai solicitar à Prefeitura os gastos pós viagem. “Se nós temos o dinheiro em caixa sobrando porque vamos votar hoje a redução da função remunerada da Guarda Municipal? O projeto veio do Executivo, e vem hoje alteração do próprio prefeito porque não tem dotação orçamentária para pagamento”, argumentou ele, citando o recente aumento de 27 cargos comissionados.
O vereador Dr. João Freita explicou sobre a alteração do projeto de Lei da Guarda Municipal, em que houve uma falha no projeto e na reunião estava o comando da Guarda Municipal para detalhar. O valor não teria sido aceito pela Guarda, foi ponderado a questão de uma melhoria, que foi aceito pelos guardas e então feito um novo projeto. “É preciso fazer com prudência o que o Executivo está propondo para não gerar uma despesa exagerada. Todos somos cientes que a Guarda Municipal vem passando por uma evolução na cidade”, destacou, citando alguns investimentos em equipamentos para realização do trabalho.
Sobre a viagem, João destacou que Campo Largo está entre as cidades convidadas, que não é mais aquela cidade interiorana. “Hoje Campo Largo recebe visita do estado inteiro, do País e de fora. Empresas se instalam na cidade e é preciso que tenha programas para atender as expectativas daqueles que nos visitam. O prefeito levará o nome da cidade para o mundo inteiro, falar dos desafios aqui enfrentados como também acontece em outras cidades”, citou ele, comentando que o crescimento da cidade exige mais conhecimento dos gestores. Disse que o Mauricio vai buscar desenvolvimento sustentável para Campo Largo e lembrou de outro prefeito e vice que já fizeram também viagens internacionais em suas gestões.