O material tem informações que vão deste as primeiras providências para a contratação do serviço até alertas importantes para evitar que famílias contratem produtos facultativos
Para auxiliar as famílias enlutadas a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, criou uma cartilha com todos os trâmites necessários para a contratação do serviço funerário no município. O material também busca orientar os munícipes sobre quais serviços são considerados obrigatórios, e quais são facultativos, de modo a coibir cobranças indevidas. A cartilha já está disponível para download, em formato digital, e será distribuída no próximo mês em hospitais da região, bem como na Central de Luto.
A Central Municipal de Serviços Funerários (CMSF) é o único órgão responsável pela liberação de corpos sem vida em Campo Largo, para velórios e sepultamentos no município e em outras cidades do Brasil. A CMSF oferece, de forma gratuita, todas orientações sobre os procedimentos para o funeral: direcionamento da escolha da funerária permissionária que irá prestar os serviços - seguindo o formato de rodízio -, a emissão de GAF (Guia de Acompanhamento Funeral), liberação dos horários para sepultamentos, além da definição e liberação de funerais gratuitos para pessoas indigentes e carentes. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados.
Atualmente há cinco funerárias permissionárias com licença para atuação (por meio da Concorrência Pública n° 007/2012 e homologadas no dia 13 de maio de 2014). Os valores praticados na comercialização das urnas mortuárias são tabelados, conforme o decreto 296/2019. O catálogo completo, com as referências de valores, também está disponível na cartilha.
Entre os serviços ofertados por elas, o único obrigatório é a compra da urna funerária (caixão), com variação de preços desde o modelo gratuito até valores mais elevados. Itens como vela, coroa, vestimenta, ornamentação e, principalmente, a tanatopraxia (procedimento de conservação do corpo após o seu falecimento) são opcionais. Não aceite imposição de nenhum agente funerário sob qualquer circunstância.
Em caso de morte, um dos familiares deve procurar diretamente a Central Municipal de Serviços Funerários (CMSF) munido com seu RG (como declarante), um documento original de identificação e o comprovante de residência da pessoa falecida, além da Declaração de Óbito. A CMSF presta atendimento a todas as famílias enlutadas de Campo Largo, inclusive pessoas falecidas de outros municípios que desejam realizar um sepultamento nos cemitérios da cidade.
Cartilha - O material já está disponível para download aqui no site, na aba serviço funerário, ou no banner, ou ainda diretamente neste link: https://bit.ly/3QjHlO6
Serviço:
Central Municipal de Serviços Funerários (CMSF)
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 870 - Centro - CEP 83.601-130
Telefones: (41) 3292- 2321 | (41) 3392-3470