Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 12:42:41
Geral

50 famílias prejudicadas pelas chuvas são atendidas pela Defesa Civil

As fortes chuvas e contínuas desde o último domingo (29) causaram prejuízos a pelo menos 50 famílias campo-larguenses, que foram atendidas pela Defesa Civil

50 famílias prejudicadas pelas chuvas  são atendidas pela Defesa Civil

As fortes chuvas e contínuas desde o último domingo (29) causaram prejuízos a pelo menos 50 famílias campo-larguenses, que foram atendidas pela Defesa Civil, que distribuiu cerca de 700 metros de lona. A chuva começou por volta das 20h30 e choveu granizo em alguns bairros, sendo os bairros mais afetados Vila Dom Pedro e Jardim Guarany.

A Defesa Civil recebeu os primeiros pedidos de socorro por volta das 21h, e prontamente se deslocou para atendimento à população. O trabalho se prolongou no início da madrugada e nesta segunda-feira (30) foram atendidas em torno de 50 famílias e foram disponibilizados 700 metros de lonas.

Conforme o pluviômetro Estação Ferraria do Cemaden, localizado no bairro Cercadinho, às 20h30 foi registrado uma precipitação de 8 mm de chuva; já no horário das 22h20 às 22h40 houve precipitação de 19 mm de chuvas. Nota-se uma quantidade muito grande de água em pouco tempo, mas os danos maiores das famílias foram devido às pedras de granizos que tinham em média tamanho de 2 cm.

Nos primeiros atendimentos, foi possível encontrar casas com os telhados perfurados pelas pedras, mas o que mais surpreendeu foram as janelas com os seus vidros quebrados pelas pedras, informou a Defesa Civil. Não houve nenhum ferido, a Defesa Civil continua trabalhando no atendimento assistencial às famílias.
Previsão dos próximos dias é de chuva, mas nenhuma previsão de chuvas fortes. A partir da próxima terça-feira (07), a probabilidade é de baixar as temperaturas e voltar o frio intenso.

No início da tarde desta quinta-feira (02), a Prefeitura enviou uma nota que desde o dia 01 chove sem parar na cidade e a Defesa Civil segue aompanhando a situação, registrando ocorrências de desabrigados, bem como dificuldade de tráfego nas estradas rurais do município. Nesta quinta-feira foi atendida uma ocorrência de deslizamento de terra no bairro Cercadinho, onde um muro cedeu e quase atingiu a casa.

Não houve vítimas e a família foi retirada do local.  Lonas foram colocadas para conter a área e a Defesa Civil continua trabalhando no atendimento assistencial às famílias atingidas, em sua maioria desabrigadas devido aos danos nos telhados.  Ainda nesta quinta-feira, o trabalho da Defesa Civil seguia no sentido de monitoramento do nível de alguns rios e possíveis pontos de alagamentos.

A Defesa Civil orienta
Foram dadas algumas orientações à população, tais como: permaneça abrigado e não saia até que a chuva de granizo pare. Em hipótese alguma suba em telhados molhados. Os reparos devem ser feitos por pessoal especializado e com segurança para evitar quedas. Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades.

Fique atento à ocorrência de trovoadas e evite estar sobre ou próximo a estruturas metálicas. Cuidado ao se deslocar, pois o granizo deixa o piso escorregadio, podendo causar quedas. Se possível, estacione o veículo em local seguro e espere a chuva de granizo passar. Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas. Permaneça dentro do veículo até o término da queda de granizo, e, se houver algum papelão no carro, use-o para forrar o para-brisa por dentro, evitando que, em caso de quebra, os cacos possam atingir os ocupantes.  Em caso de emergência: Defesa Civil - 199 / (41) 3393-5726

Energia elétrica
Ainda, conforme informou a Cocel, causaram danos na rede de distribuição de energia elétrica, principalmente devido à queda de galhos, árvores e descargas atmosféricas. Cerca de oito unidades consumidoras foram atingidas em 42 ocorrências.

As equipes de atendimento a emergências da Cocel trabalham ininterruptamente para realizar todos os reparos necessários. A maior parte dos consumidores teve o fornecimento de energia restabelecido logo em seguida.

Os casos mais críticos ocorreram em Bateias, onde foi necessária a substituição de cabos rompidos e na Vila Dom Pedro onde ocorreu a quebra de dois postes após queda de árvore. A substituição dos postes foi realizada e o fornecimento de energia normalizado para todos os consumidores.

Cocel
Conheça os canais de atendimento da Cocel para informar falta de energia, lembrando que é preciso ter o número da unidade consumidora (que pode ser consultada em qualquer fatura) em mãos: Aplicativo Cocel Mobile, ligação gratuita para 0800-7262121, Whatsapp para (41) 99123-2121 ou SMS para (41) 99106-9146 – colocar apenas o número da unidade consumidora na mensagem.