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R$ 17 milhões em investimentos são liberados pelo Estado para Binário Ema Taner

Foi entregue ao prefeito Mauricio Rivabem, a liberação de uma verba aproximada de R$ 17 milhões, destinada à execução do Binário Ema Taner de Andrade.

R$ 17 milhões em investimentos são  liberados pelo Estado para Binário Ema Taner

Foi entregue ao prefeito Mauricio Rivabem, na última terça-feira (22), em Curitiba, a liberação de uma verba aproximada de R$ 17 milhões, destinada à execução do Binário Ema Taner de Andrade.

A autorização para início do processo licitatório conta com a assinatura do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e do secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, Augustinho Zucchi. O montante provém de recursos de financiamento junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDU). 

O binário a ser implantado na cidade compreende as ruas Ema Taner de Andrade e Bernardo Fedalto. Nesta mesma obra está prevista a reurbanização das ruas Luiz Fedalto Engenheiro Tourinho e Desembargador Clotário Portugal e a interseção com a BR-277 Pista Sul de ambos os lados da rodovia. O prazo de execução da obra, após iniciada, será de 12 meses. Agora, assinada a autorização para dar início ao processo licitatório, os próximos passos são licitar e então contratar a empresa vencedora.

Conforme divulgado pela Prefeitura, a Rua Ema Taner terá um sentido do tráfego, sendo ele bairro até Centro e a Rua Bernardo Fedalto – que corta o Loteamento São Francisco de Assis - fará outro, no sentido Centro ao bairro. 

 

Fluxo intenso

A atual Rua Ema Taner de Andrade inicia na primeira rotatória do viaduto de Bateias – segunda entrada principal para quem vem de Curitiba em direção a Campo Largo pela BR-277 – e segue até o encontro com a Avenida Airton Senna. É hoje uma das principais ruas de acesso a Campo Largo e por ela passam milhares de carros diariamente, além de ambulâncias que vão em direção ao Hospital do Rocio e movimentação de grandes empresas instaladas na região. 

É justamente este movimento intenso de veículos que causa um grande problema de mobilidade urbana, visualizado especialmente em horários de pico por moradores das regiões do Ferrari e Loteamento São Francisco. Filas quilométricas se formam na rua consideravelmente estreita – que muitas vezes vão da Igreja São Pedro e São Paulo – até o semáforo na Avenida Airton Senna. Além disso, os pedestres sofrem com a falta de calçamento adequado e regular na região.

“A obra foi projetada por conta do grande fluxo no local e um binário é justamente o ideal para organizar situações assim, pois haverá duas vias”, divulgou a Prefeitura em nota oficial.