Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 10:05:35
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Geral

Reabertura da Agência do INSS em Campo Largo é comemorada após dois anos de fechamento

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (21) a reabertura para atendimento presencial na Agência do INSS de Campo Largo, após dois anos de atendimento remoto por conta da pandemia de Covid-19.

Reabertura da Agência do INSS em Campo Largo é comemorada após dois anos de fechamento

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (21) a reabertura para atendimento presencial na Agência do INSS de Campo Largo, após dois anos de atendimento remoto por conta da pandemia de Covid-19. A reabertura foi comemorada tanto por autoridades que estiveram presentes, como também pela iniciativa privada e população em geral.

“A Agência de Campo Largo foi finalmente reaberta para o atendimento espontâneo do público. Durante a pandemia, todo o contato com os beneficiários acontecia de maneira remota, principalmente pelo aplicativo Meu INSS. Com a possibilidade de voltarmos ao atendimento presencial, conseguiremos atender com maior efetividade a porção da população que não tem acesso ao aplicativo, que tem dúvidas sobre como funciona o sistema online. Nossos atendimentos online continuarão sendo feitos tanto por meio do aplicativo Meu INSS, como pelo telefone 135, no qual a pessoa consegue inclusive agendar um atendimento na agência”, explicou Aldebrando Lins de Albuquerque, gerente executivo do INSS – responsável por Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Aldebrando prossegue dizendo que a agência não terá um número limitado de atendimentos, mas serão tomadas todas as medidas necessárias de prevenção no local, como uso obrigatório de máscaras de proteção, o responsável pela vigia do local terá o cuidado para evitar aglomerações, além do uso de termômetros na entrada – conforme decisão do próprio INSS a nível Brasil – e disponibilidade de álcool em gel.

Projetos futuros
O gerente executivo contou à Folha que há projetos futuros sendo estudados em parceria com as autoridades locais. A vontade é que sejam retomadas as perícias médicas na cidade e também o atendimento com assistente social – uma das primeiras etapas para aquisição ou manutenção de benefícios.

“Antes mesmo da pandemia começar estes serviços já não eram disponibilizados em Campo Largo. Ainda há trâmites burocráticos, mas as autoridades locais já se colocaram à disposição para tratá-los. Nossa vontade é de oferecer a avaliação social pessoal e também a perícia médica de maneira remota, algo perfeitamente possível de acontecer e que já vem acontecendo em algumas cidades, como projeto piloto. Caso seja constatado pelo médico a necessidade de um atendimento presencial, ele será marcado em Curitiba, que é onde acontecem essas consultas periciais presenciais”, retrata.
Essas avaliações seriam feitas na própria Agência do INSS em Campo Largo, por meio da disponibilidade de uma sala, com computador, web cam e internet.

Antes do trabalho de perícia ser encerrado na cidade, o INSS de Campo Largo contava com três médicos peritos e uma média de 20 atendimentos por dia, com tempo de espera de aproximadamente dois meses para consulta. Acontece que os médicos peritos acabaram sendo lotados no Ministério da Economia e não são de atuação exclusiva do INSS. Nesta região, somente Curitiba, Colombo e São José dos Pinhais contam com médicos peritos. Campo-larguenses que precisam passar pela consulta com este profissional, se deslocam para uma destas cidades e realizam o exame, por isso a intenção da implementação deste método no futuro, beneficiando pessoas com deficiência e outros problemas de saúde, trazendo o atendimento à cidade.

Participação
Estiveram presentes na reabertura Aldebrando Lins de Albuquerque, gerente executivo do INSS – responsável por Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; a equipe do INSS de Campo Largo, o deputado federal Aroldo Martins, o prefeito Maurício Rivabem, o secretário Christiano Puppi, o presidente da Câmara Municipal de Campo Largo Pedro Barausse, Dra. Marciele Soares, secretária do Mulheres Republicanas do Paraná e Patrícia Gomes, gerente do La Rocca – como convidada da iniciativa privada.