Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 04:53:08
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Outono em 2022 tem previsão de ser mais seco e com atuação do fenômeno La Nina

Alertas de geada começam a ser enviados a partir de maio pelo Simepar

Outono em 2022 tem previsão de ser mais seco e com atuação do fenômeno La Nina

Começou às 12h33 deste domingo - 20 de março, o outono. A estação termina em 21 de junho de 2022 às 06h14, quando entra o inverno. As previsões climáticas indicam alta probabilidade de que o fenômeno La Niña continue ativo neste outono, com intensidade oscilando entre fraca e moderada, dissipando-se no inverno. Ele altera a circulação geral dos ventos em várias regiões da Terra, com impactos sobre os padrões climáticos globais.

Neste trimestre, a temperatura média do ar deve ficar próxima à média climatológica. “Há previsão de variações bruscas na temperatura do ar ao longo da estação, com alguns dias muito frios intercalados com períodos aprazíveis e formação de geadas”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

A ocorrência de chuvas ficará entre próxima e abaixo da média climatológica em todas as regiões, com distribuição muito irregular no tempo e no espaço, como já vem ocorrendo nos últimos meses. “Teremos vários dias consecutivos com tempo seco, veranicos e nevoeiros próprios da estação”, observa o meteorologista. Do ponto de vista estritamente climático, permanece a dificuldade para recuperar e manter de forma sustentada os níveis dos rios no interior paranaense.
 
Climatologia
No Paraná, o outono se caracteriza pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causado pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Aumenta o intervalo entre as chuvas, associado à passagem das frentes frias. Maio costuma ser o mês mais chuvoso. Os maiores volumes costumam ocorrer nas regiões Sudoeste e Oeste. Já os menores são registrados no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando a redução das temperaturas e períodos frios. Os valores médios mais baixos ocorrem habitualmente na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro e no Sul.

Em www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro Palavra do Meteorologista. Pode ser consultada a previsão do tempo para até quinze dias por município e região do Paraná. Também podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria (temperaturas e chuvas).

Agrometeorologia
Segundo a agrometeorologista e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná), Heverly Morais, “o cenário é preocupante para as culturas do milho e do feijão de segundas safras, bem como do café, que podem ter sua produtividade reduzida por geada ou estiagem”. As hortaliças em geral devem ser protegidas em caso de previsão de geada por serem extremamente sensíveis às baixas temperaturas. Já a cultura do trigo deve se desenvolver normalmente por ser bastante tolerante a veranicos e ao frio intenso. A manutenção da massa verde das pastagens pode ser afetada, com dificuldades na alimentação do gado e outros animais.

Alerta geada
A partir da primeira semana de maio, o Simepar, em parceria com o IDR – Paraná, emite as previsões de geada para todas as regiões do Estado por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte - com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, bem como nas redes sociais e veículos de comunicação.