Sabado às 20 de Abril de 2024 às 06:59:41
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Cantor Santyago se apresenta pela primeira vez após falecimento de Yago

No último sábado (12), no Restaurante La Rocca, aconteceu a primeira apresentação do cantor Santyago após o falecimento do seu irmão Yago.

Cantor Santyago se apresenta pela primeira vez após falecimento de Yago

No último sábado (12), no Restaurante La Rocca, aconteceu a primeira apresentação do cantor Santyago após o falecimento do seu irmão Yago, o “eterno integrante” da dupla que ficou nacionalmente conhecida como “os Irmãos Ciganos”. Santyago contou com casa cheia para a apresentação, que emocionou todo o público.

“Essa foi a minha primeira apresentação desde o dia 14 de novembro de 2021, quando meu irmão foi internado. Foi uma mistura muito grande de sentimentos. Eu já havia me apresentado solo antes do Yago vir a falecer, mas tinha sempre aquele sentimento de ‘é só mais uma apresentação sem ele, ele vai se recuperar e voltar a cantar’. Dessa vez foi muito mais difícil, pois a esperança que eu tinha em ter ele ao meu lado nesta Terra não existia mais, foi doloroso, mas contei com o amor dos campo-larguenses, que me apoiaram muito neste momento”, diz Santyago à Folha de Campo Largo.

Santyago revela que pensou em desistir da carreira, mas a fé o moveu para continuar. “Fiz duas apresentações, em Campo Largo e Campinas. Quando Yago faleceu eu pensei em desistir, em trocar de profissão. Mas a música é o que eu amo fazer. Embora seja doloroso, sei que Deus e Nossa Senhora de Aparecida estão me sustentando”, comenta.

A decisão do retorno veio diante do amor muito grande à música e a arte, bem como a intenção de perpetuar o nome do irmão e da dupla pela história. “Nunca serei ‘o ex-integrante’ da dupla. Vou levar o nome do Yago e da dupla que tínhamos para sempre, em cada apresentação. O Yago era meu sócio, meu parceiro, meu irmão e o amor da minha vida; ele sempre estará comigo e eu sempre levarei ele por onde for”, reforça.

Público que acolhe
Junto do retorno vieram as preocupações com a própria aceitação do público, acostumado com a dupla. “Uma das minhas maiores preocupações foi quanto à técnica vocal. Para o Yago, ser a primeira voz era muito natural, eu sempre fui segunda voz dele, tinha minhas limitações. Mas no dia da apresentação eu cantei com o coração e o público participou, aplaudiu, chorou comigo. Foi a apresentação mais difícil e a mais bonita que eu já realizei na minha vida”, declara.

“Yago era o filho de Campo Largo, era muito conhecido, morava na cidade e tinha muitos amigos. Eu cheguei a pensar se as pessoas iriam continuar apoiando o meu trabalho, mas isso ficou muito claro para mim na apresentação. Tinham pessoas ali, assistindo e se emocionando, cantando junto que nos contratavam para cantar na sala de casa quando começamos a carreira. Um amor incrível que só tenho a agradecer. Vocês estão comigo e eu sempre vou buscar fazer o meu melhor, a cada apresentação, para esse povo campo-larguense que mora no meu coração”, diz.

De Santhiago para Santyago
Santyago também mudou a forma de escrever seu nome para este momento da sua carreira. “Essa foi uma ideia que surgiu quando meu irmão estava vivo. Eu falei para ele que o meu nome também dava para escrever o dele, ‘Sant – Yago’. Ele gostou da ideia, mas não chegamos a executar. Foi quando concedi uma entrevista, que escrevi em um papel o ‘Santyago’ que pensei ‘se eu for continuar nesta carreira de músico, só vai acontecer se for com este nome’. É uma maneira de mostrar que o Yago está sempre comigo. Tatuei o nome dele na minha mão, então toda vez que eu pego o microfone sei da responsabilidade e que ele está comigo”, revela.

A próxima apresentação está prevista para a noite de 23 de abril, no restaurante do Hotel Campo Largo no Centro, próximo das 21h.

Visão da equipe
Patrícia Gomes, gerente de Operações dos Hotéis Campo Largo e La Rocca Restaurante, conta que a ideia era não marcar um recomeço, mas a continuação de uma história linda, baseado na música, no talento e nos grandes artistas e pessoas que formavam a dupla. “A trajetória do Santyago sempre será marcada pela passagem e presença do Yago como parceiro e como família. Para nós, do Hotel, foi um evento extremamente desafiador, pois o Hotel Campo Largo é a casa do Yago e Santyago, local onde a dupla começou a história. Essa retomada do Santyago sem o Yago foi difícil para toda equipe que sempre esteve presente nos shows e eram próximos deles. Foi um misto de alegria em ver ele de volta e de medo, pois não sabíamos como ele iria lidar e como o público iria reagir.”

Ela conta que a apresentação foi muito linda e emocionante. “O público foi acolhedor e sensacional. Santyago iniciou o show falando sobre o irmão e no início da primeira música ele se emocionou, chorou e foi aplaudido pelo público. Não teve uma pessoa no salão que não teve vontade de chorar com ele e de abraçá-lo, foi um momento muito forte. Foi um momento de silêncio, respeito, mas ao mesmo tempo as palmas do público foram o que deu força a ele continuar”, relembra.

Segundo Patrícia, Santyago fez um show a parte, com uma energia contagiante, momento que ela diz que foi um dos melhores shows que ele já fez sozinho, isso tanto aos olhos do público, como da equipe. “Ele estava confiante, preparado e com uma energia surreal, que com certeza foi a energia que o Yago gostaria de ver”, finaliza.