Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 05:03:34
Geral

Comunidade protesta pelo fechamento de colégio e mais saúde no Jardim Social

Foi realizada na última sexta-feira (28) um protesto organizado pela população da região do Jardim Social.

Comunidade protesta pelo fechamento de colégio e mais saúde no Jardim Social

Foi realizada na última sexta-feira (28) um protesto organizado pela população da região do Jardim Social. Neste momento, eles reivindicaram por uma saúde mais adequada e também contra o fechamento do Colégio Estadual João Ferreira Kuster, que teve as atividades do período diurno descontinuadas com o final do ano letivo.

A Folha procurou a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR) que esclareceu: “O Colégio Estadual João Ferreira Kuster segue operando com turmas no período noturno, mas as turmas do período diurno precisaram ser realocadas em virtude do ensino municipal necessitar mais salas para o ensino integral. Dessa forma, os estudantes da manhã e tarde migraram para três colégios estaduais próximos com base no georreferenciamento de suas residências: Colégio Estadual Clotário Portugal, Colégio Estadual São Pedro e São Paulo e Colégio Estadual Casemiro Karman. A distância média deles para o João Ferreira Kuster é de 2km”.

A Prefeitura de Campo Largo também foi procurada, que disse em resposta “que necessita das salas de aula para este ano, de acordo com reuniões realizadas desde 2018. Além do aumento pela procura de vagas na Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Prefeitura, por meio da SME necessita atender a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Municipal de Educação (PME), para oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica até o final da vigência do plano. A Prefeitura e a SME estão sempre abertas ao diálogo e suas ações são pautadas na legalidade. A Prefeitura está agilizando o processo de compra e doação de um terreno ao Governo do Paraná e a jurisdição de construção do prédio pertence ao Estado”. Sobre a Saúde, a Prefeitura adiantou que está prevista a construção de um posto de saúde na região.