Quarta-feira às 14 de Maio de 2025 às 06:42:17
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Educação divulga calendário de atividades de 2022 e classifica 2021 com "ótimos resultados"

Ano letivo atípico e desafiador em 2021, com aulas presenciais começando em julho e alunos ainda no ensino remoto

Educação divulga calendário de atividades  de 2022 e classifica 2021 com

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta terça-feira (14), o calendário para o ano letivo de 2022. Segundo material disponibilizado para a Folha de Campo Largo, o calendário em 2022 inicia com aulas aos 14 mil alunos a partir do dia 09 de fevereiro – a ser orientado o retorno pela instituição de ensino do estudante -, com finalização no dia 20 de dezembro. As férias de julho estão programadas entre os dias 08 e 25 de julho.

Conforme Calendário Escolar, a Secretaria Municipal de Educação planeja outras possibilidades de escolas em tempo integral, adequações dos prédios, foco na retomada das aprendizagens que ficaram em defasagem e demais projetos pedagógicos, com o objetivo de elevar a qualidade das ações para a comunidade escolar.

A secretária Dorotéa Stocco confirmou que as aulas serão presenciais, de todas as turmas, inclusive Cmeis, se a situação epidemiológica permitir, mas que é importante que os pais e responsáveis acompanhem as instituições de ensino.

Encerramento com “ótimos resultados”, salienta secretária                     
Em encontro com os diretores das Instituições Municipais de Ensino (Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil), realizado no início de dezembro, presencialmente, fez-se uma avaliação de encerramento do ano letivo. Na acolhida feita pela secretária Dorotéa, ela relembrou a importância e a responsabilidade da função de ser diretor, como também a relevância do momento de estudo, reflexão e troca com seus pares.

“O encontro foi destinado, também, para  autoavaliação e  avaliação das ações  do ano letivo com aulas remotas, híbridas e presenciais. Enquanto líderes, demostraram empenho com muitos frutos positivos mesmo dentro do momento pandêmico. Quanto às orientações de decretos e protocolos receberam favoravelmente, planejando e executando ações conforme as necessidades institucionais visando o estudante, demonstrando um compromisso de todos com o processo ensino - aprendizagem”, ressaltou a secretária da pasta.

Houve destaque ainda para a importância da participação ativa das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), conselhos escolares e comunidade escolar.
“O trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas e centros municipais de educação infantil culminou com resultados excelentes quanto ao atendimento ao estudante, com um bom aproveitamento da aprendizagem, baixo índice de retenção e zero evasão escolar. Neste sentido, tivemos premiações importantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e verificadas através das avaliações diagnósticas que ocorrerem como o CAED e Prova Paraná”, acrescentou a secretária.

Projetos nascidos em 2021
O trabalho na abertura de um currículo escolar mais exploratório fez com que surgissem projetos como o lançamento do livro “Campo Largo: a Cidade da Gente”, a construção de rôbos com estudantes das Escolas Municipais em Tempo Integral no Ensino da Robótica, na alimentação escolar, com receitas preciosas no projeto O pequeno cozinheiro. Os estudantes também estiveram envolvidos com o PROERD, Projeto Educa Trânsito e Combate ao Trabalho Infantil.  

Várias instituições de ensino estão desenvolvendo o projeto Horta, que trabalha a organização, apreciação ao meio ambiente e a alimentação saudável. Foi realizada também a exposição dos trabalhos realizados pelos artistas especiais. Momento de muita criatividade, beleza e reconhecimentos das habilidades individuais e coletivas.

“Encerrando o trabalho com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), nossos estudantes das escolas municipais realizaram atividades de empreendedorismo envolvendo aulas práticas, planejamento e execução por meio das ‘feirinhas’, onde o trabalho planejado durante o ano é compartilhado com a comunidade.

O empenho dos profissionais da educação e dos estudantes na educação empreendedora possibilitou a participação na Etapa Estadual 2019/2021 do Prêmio Sebrae – Ensino Fundamental I. A premiação que ocorreu dia 08/12 na apresentação Festival Laços do Empreendedorismo resultou  no primeiro lugar com o projeto ‘Lixo é Responsabilidade, Sustentabilidade e Renda’, da professora Regiane Freitas Pereira de Meira - Escola Municipal Nicolau Moraes de Castro”, finaliza Dorotéa, desejando, em nome da SME, um excelente fim de ano para os campo-larguenses.