19/07/2014
TRE recebe pedido de impugnação de candidatura
19/07/2014
Pedido de impugnação alega que Maurício (à esq.) não apresentou as Certidões Criminais à Justiça Eleitoral. Nelsão da Força (à dir.) também tem candidatura contestada na Justiça
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu pedido de impugnação da candidatura de Mauricio Rivabem. Segundo a petição, o candidato a deputado estadual pelo PTN não teria apresentado as Certidões Criminais no ato do registro de sua candidatura. Os documentos são necessários para comprovar se o candidato está ou não apto a concorrer, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, que impede que políticos condenados pela Justiça concorram ou exerçam um mandato eletivo. Na ação é alegado que a ausência do documento “impossibilita a verificação de condenação em primeira instância transitada em julgado, e por conseguinte impossibilita a comprovação de condição de elegibilidade”.
Ainda assim, isso não impede que Rivabem continue a fazer campanha. Entretanto, caso o TRE entenda que haja irregularidade, Mauricio pode ter sua candidatura impugnada e, a partir dai, ser impedido de concorrer.
Nelsão
Outro candidato de Campo Largo que sofre com um pedido de impugnação de sua candidatura é Nelson Silva de Souza, o Nelsão da Força, do Partido Solidariedade, candidato a Deputado Federal. A petição de impugnação do registro de Nelsão, de autoria do candidato a Deputado Estadual Professor Sammy Gomes, do PEN, foi fundada na inegibilidade do sindicalista, que teve seu mandado de vereador cassado por quebra de decoro parlamentar em 2011. A decisão deixou Nelsão inelegível por 8 anos. O candidato tenta uma liminar na Justiça para reverter a decisão e em breve deve ter uma resposta.
Ao todo, o TRE do Paraná recebeu mais de 20 pedidos de impugnação de registros de candidaturas.