Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 09:57:41
Política

Mudanças de partido podem deixar Gleisi sem palanque em Campo Largo

Mudanças de partido podem deixar Gleisi sem palanque em Campo Largo

05/10/2013

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), pode ficar sem palanque em Campo Largo nas eleições de 2014, caso resolva disputar a cadeira de governadora do Estado. O provável candidato a deputado estadual da família Guimarães, o filho do prefeito Affonso Guimarães (PT), Alexandre Guimarães, seu secretário de Governo, acaba de se filiar ao PSC – Partido Social Cristão, do deputado Ratinho Junior, secretário e aliado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB).

Especialistas em política local acreditam que a mudança de partido do filho do prefeito Affonso Guimarães pode confundir a cabeça do eleitor, uma vez que Ratinho Junior deve subir no palanque do governador Beto Richa, não só aqui como em todos os municípios do Paraná. Como está filiado ao partido de Ratinho Junior, é esperado que, uma vez candidato, Alexandre esteja no mesmo palanque. A não ser na hipótese dele não sair candidato. Mesmo assim, vislumbra-se uma situação bastante inusitada, politicamente

Outra dificuldade que Gleisi deverá enfrentar, em 2014, é a divisão do PMDB, partido da base aliada do Governo. Como no Paraná há uma clara divisão entre os peemedebistas que apoiam Beto Richa e os que apoiam o Governo Federal, pode ser difícil também um palanque peemedebista em Campo Largo, para Gleisi.

No Município, o PMDB, ao que parece, dará palanque ao senador e ex-governador Roberto Requião, que atualmente se encontra sem apoio das duas principais alas estaduais. Mas Requião é único, e certamente vai saber driblar o panorama difícil, e é capaz de dar a volta em todo mundo e sair lá la frente, quem sabe até apoiando Gleisi Hoffmann.