Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 01:53:12
Política

Diplomação é realizada em Balsa Nova

17/12/2012

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (17), a diplomação do prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes de Balsa Nova.

Diplomação é realizada em Balsa Nova

17/12/2012

Foram poucas pessoas que já exerceram os três Poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. No Paraná, o prefeito diplomado Luiz Claudio Costa será o primeiro.  Esse fato inédito foi lembrado na solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em Outubro último, em Balsa Nova, na segunda-feira (17).

De acordo com o artigo 215 do Código Eleitoral, diplomação é a última etapa do processo eleitoral, na qual é realizado um ato formal que torna apto para posse o candidato eleito. Pela primeira vez, a diplomação dos candidatos de Balsa Nova aconteceu na Câmara Municipal do próprio município. Presença do Juiz Eleitoral Gaspar Luiz Mattos de Araújo Filho, promotor Diego Fernandes Dourado, do Presidente da Câmara de Vereadores de Balsa Nova Ivo Garrett e do chefe do cartório da 182ª Zona, Denilson Schmitt.

Durante a solenidade, Gaspar comentou que já passou por quase todas as cidades do Paraná, mas que nunca viu um município tão bonito, com um campo tão fértil e pessoas tão dignas como em Balsa Nova.  Ele fez a entrega dos diplomas ao vereador com maior número de votos Lauro José Bubniak, seguido por Anderson Bilo, Benedito Karachinski, Valmir José Matozo, João Maria Portela Franco Neto, Joarez Matozo, Jocemir Fávaro, Joel Bathke e Domingos Ferreira. “Fico muito feliz da Justiça Eleitoral vir até Balsa Nova. A população passa a ter um acesso mais fácil a esta solenidade”, comenta Lauro Bubniak, que desde os 19 anos está envolvido no meio político.

Em seguida foram diplomados os suplentes Marcio José Padilha, Cleverson Prestes da Silva, Pedro dos Santos (não presente), João Carlos da Luz, Fábio Luiz Carlotto Garret, Edson Joel, Glaci Merchori, Gilson Binhara, Luiz Carlos Poletto, Jair Mateus Drevniak, Florindo Soares Pacheco, Gilberto Marco, Roberto Czuchraj Junior e Gino Aurélio (não presente).

Aplaudidos por todos os presentes, recebeu o diploma o vice-prefeito Marcos Durau e em seguida Luiz Costa – que recebeu o diploma das mãos de sua esposa Rosilane Ianik Costa. “Este eu divido com cada um de vocês”, disse Costa ao receber o diploma. Em seu belo discurso, Costa afirmou que todos os eleitos têm a responsabilidade de fazer o melhor que puderem à população, não apenas para quem os elegeu, mas sim por todos os balsa-novenses. Quanto ao caso pouco comum de empate nas eleições, o prefeito diplomado disse que isso significa que a população se dividiu e por isso sente-se ainda mais na obrigação de exercer sua gestão por todos. “Quero uma Balsa Nova socialmente mais justa, economicamente mais desenvolvida e ambientalmente sustentável”, declarou.

Costa disse que teve a honra de dividir a toga durante muitos anos com Gaspar e que naquele momento se sentia honrado por ser diplomado por ele.  Ao promotor Diego Dourado, parabenizou pela maneira que ele conduziu todo o processo eleitoral, em que a população pode se manifestar. Agradeceu também ao Denilson Schmitt e demais funcionários da Justiça Eleitoral pelo trabalho e comentou da sua amizade com Ivo Garret, com quem já exerceu o Poder Legislativo.

“A vida é feita de diplomas, de histórias”, enfatizou Costa, que ganhou seu primeiro diploma da professora Etelvina Ferreira e recentemente recebeu o de Cavalheiro da Boca Maldita.
O promotor Diego Dourado disse que será feita uma grande gestão em Balsa Nova porque foi eleito um grande homem. “Todos foram eleitos porque tiveram a confiança dos balsa-novenses e isso implica em responsabilidade e que se traduza em união. Bom trabalho a todos”, enfatizou.

O juiz Gaspar finalizou a solenidade com um pedido à Costa, de que seja construída uma Casa Lar para abrigar as crianças em situação de risco. Ainda pediu mais investimento social, priorizando a educação. “Enquanto existir uma educação fraca, estaremos em casa trancado por grades. Que o Natal apague todas as nossas tristezas e tenhamos a felicidade como objetivo no nosso caminhar”, concluiu