Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 03:02:35
Política

Affonso pela terceira vez eleito

08/10/2012

Com 19.753 votos, o candidato da coligação “Campo Largo nas mãos de quem sabe fazer”, Affonso Portugal Guimarães (65), foi eleito prefeito de Campo Largo, para um terceiro mandato.

Affonso pela terceira vez eleito

08/10/2012

O candidato da coligação “Campo Largo nas mãos de quem sabe fazer”, Affonso Portugal Guimarães (65), foi eleito com 19.753 votos prefeito de Campo Largo, e vai exercer seu terceiro mandato. A vida política do médico pediatra que encara a política como instrumento de transformação social, sempre foi de lutas, sucessos e insucessos, mas ele nunca desistiu. Affonso foi vice de Carlos Zanlorenzi, entre 1985/1988, e foi eleito prefeito primeira vez, em 1988, para o mandato 1989/1992, fez o seu sucessor, Emídio Pianano Junior (1993/1996) e voltou no segundo mandato, sendo eleito em 2000 para o mandato 2001/2004.

Em 2004 Affonso perdeu a eleição para Edson Basso, repetindo o insucesso em 2008. Agora retorna à Prefeitura, para o terceiro mandato, com uma grande experiência política e administrativa. Antes principal figura do PSDB de Campo Largo, Affonso foi forçado pelas mudanças políticas a deixar o ninho tucano, passando a defender a bandeira do Partido dos Trabalhadores. Coincidência ou não, Affonso sempre teve a Borboleta como seu símbolo político pessoal, sua marca nas eleições, e levou esse símbolo para o PT Campo-larguense, estilizando a estrela petista com uma borboleta (13).

História

Affonso Guimarães está fazendo história na política campo-larguense. Em sua trajetória ele acumulou experiência que o fizeram uma das figuras políticas mais importantes do Município, disputando esta importância com Carlos Zalonrenzi e Newton Puppi, com chances de vencer os dois e tornar-se o prefeito com maior número de mandatos e maiores feitos administrativos na cidade.
 

Em seus mandatos anteriores, Affonso dedicou-se muito à Saúde Pública e à Educação, à modernização da cidade, à atração de empresas e à geração de empregos. Agora no ninho petista, Affonso espera trazer, para Campo Largo, recursos e obras federais, pouco comuns na cidade, que sempre utilizou recursos próprios e do Governo do Estado, na maioria das suas obras.

O novo prefeito vai governar numa situação bastante diferente daquela que conheceu nos últimos mandatos. A cidade se modernizou, muitas novas empresas vieram para Campo Largo, tornando-a uma das mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba. O orçamento do Município cresceu mais de dez vezes, desde que Affonso assumiu a Prefeitura da cidade, pela primeira vez. No seu primeiro mandato, o Orçamento anual da cidade era de R$ 15 milhões, hoje passa dos R$ 190 milhões.  Cresceram os recursos, mas também as despesas, o gasto com o funcionalismo público, com as novas necessidades em todas as áreas.

Mas Affonso sabe o que tem pra fazer, sabe que terá apoio do Governo Federal, dos ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, e da presidente Dilma. Conhece os caminhos de Brasília e não terá dificuldades em conseguir recursos também do Governo do Estado. É sua esperança realizar uma administração ímpar em Campo Largo, nos próximos quatro anos.

Saúde

De novo, uma das ênfases da administração do prefeito e médico Affonso Guimarães será a Saúde Pública. Disse que vai se preocupar com a construção de novas unidades básicas de Saúde e ampliar as que tiverem esta necessidade. Vai reiniciar o programa de Saúde Bucal, que iniciou em seu último Governo, e vai incrementá-lo através do Brasil Sorridente, programa do Governo Federal.  Affonso quer acompanhar de perto o atendimento nas unidades de Saúde, e quer introduzir fortes melhorias no atendimento no Centro Médico e na futura Unidade de Pronto Atendimento, em construção pelo Governo

Federal.

Outros assuntos que estão na pauta do prefeito, e que vão orientar toda a sua administração, são Habitação, Educação, com o Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, escolas profissionalizantes e a atração de novas indústrias.

O prefeito eleito de Campo Largo disse, ainda, que vai tratar com carinho, também, a administração pública, o funcionalismo, já a partir do período de transição. “Vamos avaliar a classe, olhar a questão salarial, cargos e carreira, valorizando o funcionário público”, explicou ele.

Legislativo

Affonso destacou a forte renovação do Legislativo Municipal como fator positivo para Campo Largo. Acredita que não terá dificuldades em trabalhar com o Legislativo, que manterá diálogo aberto e franco com aquele poder e que espera, dos vereadores, a colaboração para conquistar melhorias para o

Município.

Nesse período de transição, Affonso mantém inúmeros compromissos, entre contatos com agentes do Governo Federal, enquanto participa da campanha do segundo turno do pedetista Gustavo Fruet,  que  como ele recebe apoio do Governo Federal, mais destacadamente dos ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo. Nesses contatos, Affonso já agenda visitas a Brasilia para garantir recursos e obras do Governo Federal, para Campo Largo, já no primeiro ano do seu governo.

 

Percentual de abstenção, brancos e nulos foi bastante alto em Campo Largo

O novo prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, foi eleito com 19.753 votos (31,87%). Marcelo Puppi, o segundo colocado, recebeu 17.479 votos (28,23%), Udo Schmidt 16.177 votos (26,01%) e Carlos andrade, 8.609 votos (13,89%). A eleição teve como destaque o número elevado de abstenções (não comparecimento), que somaram 10.597 eleitores (12,99%), votos brancos 4.087 (5,76%) e 4.909 votos nulos (6,92%), num total de 24,67% do número de eleitores.

Houve forte renovação na Câmara Municipal e a eleição em Campo Largo  só ainda não acabou para dois candidatos a vereador, do DEM, Miguel Marques da Silva, que recebeu 493 votos e Edicarlos Mendes Dorado, o Edi Moreno, que recebeu 472 votos, e aguardam o julgamento dos recursos das candidaturas, junto ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Os votos deles não foram computados, ainda, podendo haver mudanças no coeficiente eleitoral.