04/10/2012
Mais de 6 mil policiais vão garantir a segurança das eleições no Paraná
04/10/2012
Fonte:G1.com
Para garantir a segurança no domingo (7), quando mais de sete mil eleitores do Paraná vão escolher os novos vereadores e prefeitos, a Polícia Militar (PM) anunciou, nesta quarta-feira (3), que o efetivo será de mais de 6.800 agentes.
Apenas em Curitiba, que é o maior colégio eleitoral do estado, serão 937 polícias e na Região Metropolitana, mais 600.
De acordo com a Polícia Militar, o volume é três vezes maior do que normalmente é escalado para os domingos e também 20% maior do que o registrado nas eleições de 2008.
A chamada “Operação Eleições” começa às 8h de sábado (6) e não tem horário definido para terminar. Foi informado que os policias ficaram a disposição enquanto foi necessário. Alguns policiais, inclusive, passarão a noite de sábado para domingo nos locais de votação para evitar qualquer tipo de fraudes às urnas eletrônicas.
Depois de Curitiba, as maiores concentrações de policiais serão na região de Londrina, 1.700 homens, e na região de Maringá, com 1.313 policiais.
As detenções
Aqueles que forem flagrados cometendo crimes eleitorais nas grandes cidades como Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu serão encaminhados para fóruns ou unidades das polícias Militar e Civil. Nas pequenas cidades, os detidos serão encaminhados às delegacias.
Entre os crimes eleitorais estão compra de voto, divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou candidatos, “boca de urna”, carreata, caminhada ou passeata e carro de som, distribuição de brindes como camisetas e bonés, e realização do transporte de eleitores.
Além disso, a comercialização de bebidas alcoólicas está proibida a partir das 6h de domingo. A restrição é valida até as 18h.