21/09/2012
O candidato a prefeito pelo PT, Affonso Portugal Guimarães, entrou na Justiça Eleitoral e na Justiça Comum contra o candidato Udo Schmidt, do PMDB, por injúria, calúnia e difamação. As ações contra Udo Schmidt dessa vez são por conta de “informações caluniosas que constam em um jornal de campanha do candidato apoiado pelo prefeito Edson Basso”.
O jornal assinado pela campanha de Udo foi distribuído na cidade, no início da semana, no qual são citadas duas ações existentes contra Affonso, que ainda tramitam na Justiça. Ocorre que, segundo Affonso, “não foi provada nenhuma irregularidade em nenhum dos processos, por conta da compra de duas ambulâncias para o município”. Segundo o candidato petista, “isso é desespero puro do candidato do prefeito”.
Limpo
O candidato petista informou que “o processo licitatório e os valores pagos pelas ambulâncias são totalmente legais e isso está sendo provado na Justiça. Não devo nada a ninguém, sempre paguei todas as minhas obrigações em dia e não admito que coloquem em xeque a minha honra”, disse Affonso, adiantando que seu nome é limpo, e que sua candidatura tem o aval da população de Campo Largo.
Indignado com o “jogo sujo”, Affonso recorreu à Justiça para provar que as afirmações do jornal do candidato peemedebista “são mentirosas e que foi caluniado numa tentativa desesperada do adversário em denegrir sua imagem perante à população de Campo Largo”. Além das ações, o jornal distribuído por cabos eleitorais de Udo diz que Affonso não reside no município, o que não corresponde à verdade, e ainda critica de forma contundente a trajetória política do candidato.
As ações na Justiça, propostas por Affonso, devem por um ponto final nesse episódio, já que existe representação na Justiça Eleitoral contra a coligação para recolher o material, além de pedido de aplicação de multa em caso de reincidência das acusações caluniosas contra Affonso Guimarães.