14/09/2012
O processo de investigação judicial eleitoral, que analisa o pedido de cassação da candidatura de Udo Schmidt (PMDB), aberto a pedido da coligação do PT (Affonso Guimarães), está em fase de intimação dos acusados para apresentação de defesa. O juiz indeferiu o pedido do PT, de liminar para suspensão da publicidade no Diário Metropolitano e no jornal O Semeador, e mandou intimar os acusados Udo Schmidt, Mario Andreassa, Edson Basso e Osvaldo Zotto. Eles têm cinco dias para apresentar a defesa.
O assunto, levado à opinião pública na semana passada, é um dos mais importantes fatos políticos destas eleições. Os advogados de ambas as coligações estão atarefados para a acusação e defesa, respectivamente, e o resultado do julgamento pode manter ou mudar os rumos das eleições em Campo Largo.
A denúncia é de abuso do poder econômico, político e dos meios de comunicação, para beneficiar o candidato da sua coligação, Udo Schmidt. Na ação, os autores pedem, ainda, a declaração de inelegibilidade dos acusados por oito anos.