31/08/2012
A representação protocolada na Justiça Eleitoral, esta semana, pela coligação do PMDB, contra a candidatura do vice do PT, Béthio, pode ser muito forte. A Reportagem da Folha foi informada, na tarde desta Quinta-feira, que a Assessoria Jurídica do Partido dos Trabalhadores está estudando a possibilidade de entrar com uma ação na Justiça Eleitoral, pedindo a impugnação da candidatura de Udo Schmidt, do PMDB, por propaganda extemporânea.
Os advogados petistas teriam, em mãos, material que pode ser apresentado na Justiça Eleitoral como prova na ação que pedirá a impugnação da candidatura de Udo Schmidt. Segundo eles, o candidato participou, no mês passado, em companhia do prefeito Edson Basso, de solenidade do Governo do Estado, na qual foram liberados recursos para o Município. Eles lembram o processo no qual o ex-prefeito de Balsa Nova, Dinho Costa, teve o seu mandato cassado, por propaganda irregular.
Os petistas chamam a atenção para o caso de Balsa Nova, por considerarem muito parecido com o que pretendem denunciar em Campo Largo. A ação de Balsa Nova teve início durante o processo eleitoral de 2008, quando a coligação do atual prefeito José Franco Pellizari, o Caboclo, denunciou o uso irregular de um veículo de comunicação, com propaganda do seu adversário. Dinho Costa foi eleito, assumiu e governou o Município de janeiro de 2009 até Julho último, quando, na Justiça Eleitoral, esgotou todas as possibilidades de recurso. O caso só teve um fim no dia 19 de Julho, quando Caboclo assumiu o cargo de prefeito em Balsa Nova. O assunto deverá se tornar concreto no início da próxima semana, quando o PT protocolizar a ação no Cartório Eleitoral.