27/04/2012
Ratão do Banhado encontrado em residência na Vila Elizabeth
27/04/2012
	Um Ratão do Banhado, (Myocastor coypus), foi encontrado dentro de uma residência na Rua Victor de Almeida Barbosa, Vila Elizabeth, na manhã desta Quarta-feira (25). O animal deu trabalho para os guardas municipais, que o capturaram e o soltaram em um tanque do Parque Cambuí.
	Rachel Drabovski, dona da casa, disse que seu cachorro começou a latir, sem parar, e seu marido foi ver o que estava acontecendo. “Ele disse que era uma Capivara, que estava no quintal, e nós chamamos a Guarda Municipal, que acabou capturando o animal. Só então descobrimos que era um Ratão do Banhado”, disse ela.
	Ratão
	O Ratão do Banhado é um roedor de grande porte, da família dos miocastorídeos (é parente distante dos castores). Nativo da região, tem pelagem marrom-avermelhada, cauda longa e grossa, revestida por escamas e pelos ralos. Vive até 15 anos, pesa até nove quilos, pode medir até um metro de comprimento, do rabo à cabeça, e habita banhados, lagoas e rios. Também é conhecido pelos nomes de Caxingui, Nútria e Ratão D’água, dorme durante o dia e alimenta-se basicamente de capim, raízes e plantas aquáticas e herbáceas, tubérculos, folhas, grãos, carne e peixe. O macho é quem cuida dos filhotes, protegendo e alimentando até a fêmea se recuperar do parto. O curioso nesta espécie são as patas, ágeis com cinco dedos, providas de membranas interdigital, o que facilita a natação.
	 
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            