27/04/2012
	O concurso público da Prefeitura de Campo Largo de 2012 contabilizou 2949 candidatos. As inscrições iniciaram em 04 de abril e encerraram no domingo (22/04). A prova objetiva será no dia 20 de maio, das 9h às 12h. De acordo com o edital, a homologação das inscrições pode ser conferida a partir da próxima segunda-feira (30/05) e o ensalamento será divulgado a partir do dia 14 de maio. O Concurso terá validade de dois anos a contar da data do resultado da primeira etapa, podendo ser prorrogado por igual período.
	Segundo o Secretário Municipal de Administração, Sílvio Diniz, o cargo mais concorrido é o de Guarda Municipal: são 1018 candidatos. ‘’A função atrai tanto pelo salário quanto pelas condições de trabalho, nossa remuneração somada aos benefícios é maior que importantes cidades da região metropolitana de Curitiba’’, afirma Diniz. Cerca de 45% dos candidatos a este cargo não moram em Campo Largo.
	O secretário comentou que a maioria absoluta dos arquitetos inscritos também é de outros municípios, eles somam aproximadamente 90% dos candidatos a este cargo, a maior parte de Curitiba. O contrário acontece nas vagas para professor e educador infantil, onde os candidatos campo-larguenses são em maior número (juntos, os cargos registram 372 concorrentes).
	A principal dificuldade do Governo Municipal é com relação à área de saúde. A procura para várias especialidades médicas e também para agentes comunitários de saúde foi baixa. Para o Secretário de Administração de Campo Largo, no caso dos médicos, a razão pode ser a falta de profissionais nestas áreas de atuação. Já para o cargo de agente comunitário de saúde, as peculiaridades da função podem ter influenciado: ‘’eles precisam morar na região em que vão desempenhar o trabalho’’, explica Sílvio Diniz.
	
	Aumento de Concursados
	
	A valorização do funcionalismo público é uma das características da Prefeitura de Campo Largo. Em sete anos no comando do poder executivo do município, o Prefeito Edson Basso realizou, em média, um concurso a cada ano de seu mandato. Segundo o Secretário Municipal de Administração, o aumento no número de servidores estatutários representa um investimento no profissionalismo, além de reduzir os cargos em comissão. “Como o mercado de trabalho está aquecido estamos completando o quadro funcional e técnico da Prefeitura, ocupando as vagas não preenchidas e repondo os servidores aposentados”, conta Diniz.
	No início de 2005 aproximadamente 30% dos funcionários da Prefeitura de Campo Largo eram contratados como comissionados, os chamados cargos de “confiança”. Diniz explica que a preocupação com a continuidade dos serviços prestados e os concursos públicos realizados desde então reduziram este índice para 9,8%. Portanto, atualmente mais de 90% dos servidores públicos de Campo Largo são concursados.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            