Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 05:13:06
Geral

Transporte aéreo

21/04/2012 

Em um ano, dobram voos cancelados por nevoeiro no Afonso Pena

 

Transporte aéreo

21/04/2012  Fonte: Gazeta do povo

Em um ano, o número de dias em que o Aeroporto Afonso Pena ficou fechado em decorrência do nevoeiro teve um aumento de 53%. Segundo dados da Infraero, em 2011, as más condições para pouso e decolagem foram observadas em 52 dias, contra 34 dias no ano anterior. Com isso, o número de voos cancelados no aeroporto, que fica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), saltou 128%, de 116 para 265 em 2011. Neste ano, seis dias fechados resultaram em 143 voos cancelados, com 32 horas de serviços paralisados.

Para o meteorologista Sa­­muel Braun, o nevoeiro (ou nebulosidade) é típico do outono e prevalece em regiões com topografia mais elevada, como a região metropolitana, Campos Gerais e Centro Sul do estado. Para que o nevoeiro ocorra é necessário haver a combinação de baixas temperaturas no início da manhã e umidade elevada. “É um fenômeno comum nesta época do ano na Região Sul”, lembra Braun. É comum que a ocorrência comece por volta das 3 horas da madrugada e perca a força próximo às 9 horas, como explica o meteorologista.

Os nevoeiros devem persistir até hoje, segundo a previsão do Simepar. A RMC terá mudanças significativas no sábado devido à ocorrência de chuvas e temporais, causados por uma massa de ar frio que vem do sul. Na próxima semana, haverá mais nevoeiros.

Operação

Atualmente, o Aeroporto Afonso Pena opera com o ILS-2 (Instrument Lan­ding System Categoria 2). O equipamento auxilia o pouso de aeronaves em situações de pouca visibilidade. Para resolver o problema, seria necessária a instalação do ILS3, que amplia a capacidade de pouso em condições sem nenhuma visibilidade. No entanto, não há data prevista para a compra e instalação do equipamento.

Tempo

Feriado de Tiradentes será de chuva em quase todo o Paraná

Patricia Fernanda

Uma frente fria formada no oceano deve trazer chuva para o Paraná hoje, feriado de Tiradentes. O tempo instável predomina principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul do estado. A frente fria se desloca pelo oceano, o que aumenta a umidade do ar e propicia o surgimento de áreas de instabilidade, segundo o Simepar. Em conjunto com uma área de instabilidade presente no Paraguai, a frente vai deixar o tempo instável em todo o estado.

As chuvas mais fortes devem acontecer no oeste, sudoeste e sul, onde também há previsão de ventos moderados e fortes em alguns momentos. Ao longo do dia, as nuvens avançam para as outras regiões e, à tarde, deve chover no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba.

O sol volta a aparecer amanhã a partir da Região Oeste, mas ainda com bastante nebulosidade. Conforme o Simepar, deve chover fraco no Litoral e no Norte Pioneiro.

A semana começa com as temperaturas um pouco mais baixas, com mínima prevista de 11° em Curitiba. Em Guarapuava, a temperatura mínima pode chegar a 9°. As máximas vão ficar entre 21º, em Curitiba, e 25º, no Oeste.

Cálculo

No ano passado, em 52 dias houve cancelamento de voos pelo fechamento do aeroporto. Mas a interrupção da operação não dura o dia todo, ocorrendo principalmente pela manhã. Em 2011, no total, foram 172 horas de aeroporto fechado, contra 162 horas em 2010.