Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 08:12:02
Política

PT

20/04/2012

PT comemora 32 anos e desmente aliança com PMDB em Campo Largo

PT

20/04/2012

O Partido dos Trabalhadores comemorou, na Sexta (13), seus 32 anos em Campo Largo, com uma festa que reuniu os membros do partido. Após uma revisita ao passado, através das palavras de um dos membros mais antigos do partido, o professor Antonio Ângelo, invocando figuras ilustres do PT campo-larguense como Orlando Schiavon e Victor de Almeida Barbosa, os petistas destacaram seu papel no passado.
O foco principal do encontro, entretanto, foi a apresentação do pré-candidato a prefeito de Campo Largo, Affonso Guimarães. Completamente à vontade, apesar de sua longa trajetória no PSDB, “Beco” deu aos militantes de seu novo partido um grande presente, a Esperança. Quase 200 pessoas lotaram o auditório do Hotel Campo Largo para saudar o ex-prefeito. Nas palavras de Marcus Preeis, presidente local do PT, o ingresso de Affonso torna o partido forte. “Estamos dispostos a competir de igual para igual. Precisávamos de um bom time, só assim deixaremos de ser coadjuvantes para nos tornar uma força política em Campo Largo”, destacou o dirigente.  
Aplaudido de pé, Affonso relembrou conquistas de suas duas gestões como Prefeito. Deixando de lado o tradicional discurso, sempre duro e muito crítico, Beco falou sobre seu novo partido e convocou os filiados a apoiarem o projeto do PT para as eleições deste ano. Apesar de conciliador, Affonso não deixou de criticar seu adversário nas duas últimas eleições, o prefeito Edson Basso. No melhor estilo provocador, Beco retomou uma frase de sua última corrida eleitoral para atacar o Governo Peemedebista: “Quando uma pessoa sofre, ela geme. Campo Largo está gemendo minha gente, vamos devolver a alegria para esta cidade!”, exclamou Affonso.
A festa petista contou ainda com as presenças do prefeito de Pinhais, Luizão do PT, dos deputados federais André Vargas e Ângelo Vanhoni, e dos dirigentes do PSB, Achilles Munaretto, e do PSDC, Emídio Pianaro Jr.
Os deputados federais André Vargas e Ângelo Vanhoni desmentiram os boatos de um possível acordo como PMDB. Ambos destacaram a força do partido com vinda de Affonso. “O Ministro [das Comunicações] Paulo Bernardo enviou voto de apoio ao nome de Affonso”, revelou Vargas em seu discurso. Ele afirmou ainda que o partido não descarta qualquer apoio partidário. “Desde que seja com o Affonso na cabeça de chapa, podemos abrir uma discussão”.

Vanonhi foi
ainda mais além
O parlamentar, alfinetou: “Nunca soube desse boato!”. Ele reafirmou o apoio dos dirigentes nacionais à candidatura própria. “Affonso tem a aprovação do PT, vim para este encontro para mostrar que estamos firmes com ele na campanha”, disse Vanhoni. Para ele, o partido encerrou um ciclo ao lado do PMDB do Prefeito Edson Basso. “Fizemos lá uma caminhada vitoriosa, nossos companheiros fizeram parte da administração do Basso, mas agora nosso foco é outro e estamos confiantes de que faremos uma grande e vitoriosa campanha ao lado do Affonso”, concluiu.