Sexta-feira às 31 de Outubro de 2025 às 05:06:27
Geral

Mais uma boa notícia para Campo Largo

Mais uma boa notícia para Campo Largo

20/04/2012

Campo Largo está, definitivamente, numa forte espiral de desenvolvimento econômico. Além das grandes empresas que já se instalaram no Município, nos últimos anos, gerando centenas de empregos e aumentando consideravelmente a sua posição  no ranking de mais importantes municípoios do Estado, mais uma nova grande empresa multinacional escolhe a cidade para ser sua nova casa. Trata-se de uma empresa espanhola, a Grifols, líder mundial na produção de plasma, que tem unidades na Espanha, Portugal e Estados Unidos. A unidade brasileira vai produzir não apenas para o mercado interno, mas para toda a América Latina e para exportação para outros continentes.
O prefeito Edson Baso, que guardou a informação até quando pode, comemorou, no final da tarde desta Quinta-feira, a decisão da empresa em se instalar na cidade. A informação deverá ser divulgada oficialmente pelo Governo do Estado, na próxima semana, mas os detalhes já foram acertados com o Município, nos últimos meses, culminando com uma reunião desta Quinta-feira, quando falta apenas um pequeno detalhe para acertar.
 Campo Largo, além de ser o maior produtor de louça e porcelana de mesa do País, de produzir milhares de motores FPT - Fiat, de montar os tratores Caterpillar e de produzir milhões de embalagens longa vida - SIG Combibloc, vai, também, produzir em grande escala, produtos farmacêuticos de vital importância para a vida humana,  como o plasma e outros produtos derivados de sangue. A empresa produz, ainda, aparelhos, instrumentos e reagentes para análises clínicas laboratoriais e seu principal produto é o IVIG (Imunoglobulina Intravenosa).
O sigilo com o qual o prefeito tratou do assunto foi importante, até para preservar a garantia de negócios, com área e outros detalhes técnicos. O sigilo da vinda da empresa para a cidade, que ainda se manteria assim, até à confirmação oficial pelo prefeito e pelo governador, numa outra ocasião, só foi quebrado pela presença ocasional da Reportagem da Folha, no gabinete do prefeito, no momento em que os representantes da empresa chegaram na Prefeitura Municipal para a reunião com Basso.  O assunto, agora tornado público, é motivo de comemoração, pelos campo-larguenses, que vão receber mais uma grande empresa, com geração de empregos em vários níveis. Há, ainda, a questão da geração de impostos, uma vez que a nova indústria vai produzir, e muito, não apenas para o mercado interno, mas também para exportação, produtos que são muito necessários, para a recuperação de vidas humanas, em hospitais e clínicas em todos os cantos do mundo.