Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:25:38
Geral

Campo Largo só vai consumir água da barragem do Rio Verde em 2014

Campo Largo só vai consumir água da barragem do Rio Verde em 2014

13/04/2012

A barragem do Rio Verde, localizada entre Campo Largo e Araucária, de propriedade da Petrobras, vai fornecer água para o abastecimento de Campo Largo, somente a partir de 2014, e não em 2013, como estava previsto anteriormente. Até lá a Sanepar, empresa responsável pelo fornecimento de água à cidade, necessita realizar uma série de obras, desde à represa, até a Estação de Tratamento e extensão da rede de distribuição, que devem ser iniciadas no mês de Maio.
A Assessoria de Imprensa da Sanepar informou à Reportagem da Folha que o contrato para a execução da primeira etapa das obras está em fase final de confecção e deverá ser assinado ainda este mês. Nesta primeira etapa serão implantados o sistema de captação e as adutoras, com prazo de um ano para o seu término. Durante esse período, a Sanepar fará outra licitação, no segundos semestre de 2012, para a implantação da Estação de Tratamento e a rede de distribuição, cujas obras estão previstas para conclusão  em 2014.
Obras
A Sanepar já tem a área para a implantação das obras de Captação da água da barragem do Rio Verde. A empresa destinará a produção atual da barragem do Itaqui, exclusivamente para abastecimento das indústrias e a população na região daquela estação de tratamento. Com a captação e tratamento da água da barragem da Petrobras, a Sanepar vai injetar na rede de distribuição mais 320 litros por segundo, quase que dobrando o volume oferecido atualmente.
Com a capacidade instalada hoje, e com a captação para a barragem do Rio Verde, o abastecimento de água para uma população de 154 mil habitantes. Hoje o Município tem cerca de 115 mil habitantes, e uma população abastecida com água tratada de cerca de 96 mil pessoas.
Atualmente o abastecimento de água da maior parcela da população de Campo Largo, residente na Sede do Município, é garantido pela captação e tratamento do Sistema Itaqui e Cercadinho, somado aos poços do São Caetano, Mineral e mais dois no Guabiroba. A Sanepar trabalha, ainda, com mais dois sistemas isolados, em Bateias e Jardim Guarani, além de sistemas mais afastados da sede. A partir de 2014 o abastecimento da Sede será reforçado com a captação e tratamento em uma nova ETA - Estação de Tratamento, que será construida na divisa dos dois municípios, na Colônia Mariana, proximidades da ponte sobre a barragem do Rio Verde.
Até 2017, a rede de distribuição de água Campo Largo será ampliada, permitindo o abastecimento de uma população superior a 154 mil habitantes, número que o Município deverá ter após o ano de 2030. O sistema é e permanecerá isolado do Sistema de Curitiba, que tem conexão apenas   na região da Ferraria.