Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 10:09:06
Política

Governo

03/04/2012

Richa e Alckmin discutem medidas para a segurança pública

Governo

03/04/2012

Fonte:AEN-PR

O governador Beto Richa teve um encontro nesta segunda-feira (02/04) com o governador paulista Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O principal tema da reunião foi a segurança pública. “São Paulo conseguiu índices extraordinários de redução da criminalidade e queremos absorver as experiências de sucesso para reforçar o programa Paraná Seguro”, afirmou Richa. "Podemos desenvolver ações conjuntas na divisa entre os Estados".

Richa afirmou que o governo paulista tem uma política de segurança eficiente e reconhecida internacionalmente. Desde 1999, a taxa de homicídios no Estado caiu 72,4%. “Os paulistas já conseguiram alcançar índices que surpreendem até a Organização das Nações Unidas”, disse o governador paranaense.

Beto Richa disse que tem convicção de que a execução do programa Paraná Seguro, lançado no ano passado, reduzirá substancialmente os números da criminalidade no Estado. “Não dá mais para conviver com taxas que tanto nos agridem e envergonham”, afirmou o governador, lembrando que várias medidas já foram adotadas para reforçar o sistema paranaense de segurança.

Além da contratação de 2.500 policiais ele citou a liberação de R$ 100 milhões do Tesouro Estadual para o Fundo de Segurança Pública, que vai permitir a aquisição de cerca de três mil novas viaturas com tecnologia embarcada, construção de 40 novas delegacias e a instalação de módulos policiais móveis, que serão formados por um trailer, duas motos e uma viatura da Polícia Militar.

Richa também destacou que estabeleceu como meta diminuir em 27% o número de homicídios dolosos no Estado até 2015. O objetivo é reduzir a taxa desse tipo de crime de 30,4 (dado de 2010) para 21,50 casos por cem mil habitantes – abaixo da atual média nacional, que é de 26/100 mil.

COPA 2014 – Richa e Alckmin também conversaram sobre os preparativos dos dois Estados para o mundial da Fifa de 2014. Eles disseram que vão aguardar a tramitação da lei geral no Senado Federal para encaminhar assuntos como a legislação sobre bebidas nos estádios. “Já que o governo federal preferiu delegar aos Estados este assunto, propomos que os governadores trabalhem uma solução em conjunto”, disse Richa.