Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 06:42:21
Geral

Projeto Olhar Brasil

02/04/2012

Alunos da EJA ganham óculos do Projeto Olhar Brasil

 

Projeto Olhar Brasil

02/04/2012

Fonte:Depcom/PMCL

Na última quarta-feira (28) o Secretário Municipal de Educação e Cultura Norton Pooter fez mais uma entrega de óculos do “Projeto Olhar Brasil”, desta vez para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os alunos foram examinados, os que apresentaram problemas oftalmológicos ganharam óculos e conseguiram o tratamento. Três deles precisaram da cirurgia de catarata e conseguiram por intermédio do projeto: “eles só tiveram esse benefício por estarem na escola. Estavam esperando a cirurgia pelo SUS, mas com o Projeto esse processo foi adiantado. A aluna Maria do Carmo começou a enxergar melhor depois do Projeto, foi uma alegria e uma vitória para ela”, completa a coordenadora. A faixa etária dos alunos da EJA que participaram desta etapa é de 30 a 76 anos.
       A coordenadora da EJA, Delenice Freitas, afirma que os alunos tinham uma grande necessidade deste serviço: “eles não têm condições financeiras para comprar um óculos”, declara.
Projeto Olhar Brasil
     O Projeto Olhar Brasil é uma parceria dos Governos Federal, Estadual e Municipal que beneficiou a maioria dos alunos da rede municipal de Campo Largo, estendendo os atendimentos para os alunos da EJA. O programa disponibiliza consulta oftalmológica gratuita com o objetivo de atender estudantes com dificuldades de aprendizagem em consequência de problemas visuais.
       Criado pelo governo federal em 2007, o Projeto Olhar Brasil programou a assistência direta a 44 milhões de pessoas, envolvendo a aplicação de aproximadamente R$ 323,3 milhões de reais, num período de três anos. Os dados epidemiológicos no Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e aproximadamente 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente na sua auto-estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.
       A estatística mundial de prevalência de miopia e astigmatismo estima que 30% dos indivíduos com menos de 40 anos de idade necessitam ou necessitarão de óculos, além de parte dos casos de hipermetropia. Após os 40 anos de idade cerca de 100% da população mundial apresentam o processo de vista cansada ou presbiopia, interferindo na visão para perto, com conseqüente piora da leitura, escrita e outras atividades que exijam boa visão a curta distância.