29/03/2012
Em partida tensa, Coritiba vence Londrina e embola a briga do returno
29/03/2012 Fonte: Globo.com
O Coritiba venceu o Londrtina em uma partida conturbada na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira. O jogo teve muita catimba, pressão de ambos os lados e dois gols anulados.
Com o placar de 1 a 0, o time da capital conseguiu se igualar ao Tubarão em número de pontos, mas se mantém no segundo lugar pelo saldo de gols. O Coritiba tem sete e o Londrina 14 gols. O atacante Roberto foi o autor do gol, aos cinco minutos da etapa final.
Quando Coxa e Tubarão se encontram, sempre é certeza de jogo disputado e nervoso. a partida começou brigada e com o Londrina pressionando o Coritiba e buscando o gol. A situação só mudou no finalzinho do primeiro tempo, quando Thiago Santos foi expulso e o Coritiba se aproveitou na etapa complementar.
O gol do Coritiba saiu logo no início do segundo tempo e aplacou os protestos da torcida, no entanto que saiu na bronca foi equipe do Norte do Paraná, quando teve um gol anulado após uma cobrança de escanteio e um tremendo frango do goleiro Vanderlei.
Os dois times voltam a atuar pelo Campeonato Paranaense no próximo domingo, 1º de abril, às 16h (de Brasília). O Londrina enfrenta o Toledo, no Estádio do Café, enquanto o Coxa desce para o litoral e joga contra o Rio Branco.
Disputa em campo, pressão da torcida
De um lado, um Coritiba pressionado pela vitória. Nas arquibancadas, uma torcida impaciente com o time da casa. Em alguns momentos, o grito era de apoio, outro de protestos. No caso do Tubarão, já que o empate estava bom, teve na atuação do goleiro Danilo e na boa marcação a salvação para o placar.
Com a bola rolando, o Coritiba entrou com três volantes: começando pela direita, Gil, Willian e Tcheco. Os laterais Jonas e Lucas Mendes estavam recuados, sem poder descer ao ataque. A disputa estava aberta e o gol era iminente nos dois lados.
O Tubarão tinha uma partida equilibrada, no 3-5-2, com bom toque de bola e sem dar espaços nos lados defensivos. O esquema tático alviceleste deixou o apático sistema de criação do Coxa sem alternativas. Tanto que o volante Gil precisou chutar duas vezes de longe. Quando a bola era trabalhada, a finalização não era boa ou parava nas mãos do goleiro Danilo.
Mas o que marcou o primeiro tempo foi a catimba do Tubarão. Por duas vezes o goleiro Danilo atrasou escanteios do Coritiba, jogadores chutavam a bola para longe e o Londrina se prejudicou aos 43 minutos, quando o zagueiro Pereira faz falta em Tiago Santos. Mesmo machucado, ele partiu para cima de Tcheco e deu um empurrão no meia coxa-branca. Cartão vermelho direto e um jogador a menos.

Roberto, autor do gol, comemora com Anderson Aquino o gol da vitoria (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Gol do Coritiba sai cedo e aumenta pressão alviverde
Na etapa inicial, a reação no Couto Pereira tinha dois caminhos. Alívio ou protesto coxa-branca. Logo aos cinco minutos, a primeira opção saiu na frente. Com Eltinho na vaga de Lucas Mendes, no lado esquerdo, o Coritiba botou pressão no começo. Gil acreditou e, de forma desajeitada, cruzou para Roberto chutar forte e marcar o primeiro gol dele no Coxa. Na comemoração, todos abraçaram o técnico Marcelo Oliveira demonstrando apoio e união.
Com o placar aberto, o Coxa se empolgou. Em dois minutos, Lincoln e Roberto quase marcaram o segundo, mas faltou pouco mais de capricho.
O Tubarão teve sua chance de gol quando, após cobrança de escanteio, Vanderlei tentou segurar, mas a bola passou pelo meio de suas pernas. Para sorte do arqueiro e muita revolta do Londrina, o auxiliar assinalou que a bola fez uma curva por fora da linha de fundo antes de chegar na área.
Para dar mais velocidade ao meio-campo, Oliveira colocou Geraldo no lugar de Lincoln e Everton Ribeiro no lugar do lateral-direito Jonas. Tencati tirou Arthur e Warlley para a entrada de Joel e Bruno.
A principal pressão do Londrina era através dos contra-ataques, já que o time alviceleste recuou e viu o Coritiba pressionar de todas as maneiras. Em um só lance, a zaga londrinense foi bombardeada três vezes, sem sucesso. Nada que alterasse o placar importante para o Coritiba.