27/03/2012
Trinta estabelecimentos já aderiram ao programa para destinação correta de pneus
27/03/2012
Fonte:Depcom/PMCL
Na última sexta-feira (23) Campo Largo deu mais um grande passo nas questões ambientais. A Prefeitura em parceria com o Ministério Público organizou uma Audiência Pública para lançar o Programa para Logística Reversa de Pneus Inservíveis. Toda a cadeia geradora de pneus foi notificada para comparecer, desde os fabricantes até o elo final da cadeia, que são os borracheiros. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Fabiano Andreassa já ao final da Audiência Pública 30 comerciantes garantiram sua adesão ao programa. ''Este é um número inicial, que com certeza poderá aumentar a medida que os estabelecimentos conheçam o programa e procurem a secretaria a partir de agora'' – lembrou Andreassa.
O evento contou com a participação da Promotora de Justiça do Município, Dra. Nayani Kelly Garcia, que explanou aos presentes a legislação em vigor que rege o Gerenciamento de Resíduos Sólidos, neste caso em específico, os pneus inservíveis. Para ela, a população brasileira possui uma cultura errada de que a lei necessita de punição para ser cumprida. Por isso, a intenção do município é a de que os estabelecimentos comerciais cumpram a legislação sem necessidade de sansões, dando a correta destinação aos pneus. A Promotora ressaltou que Campo Largo é o único município paranaense, além da capital, que terá um Ponto de Coleta de Pneus pago pelos fabricantes. ''A participação de todos é essencial para a preservação do Meio Ambiente, esta não é uma ação para o futuro, é para hoje, para nós mesmos, agora, para nossa saúde e bem estar'', apontou.
A maioria dos consumidores não sabe qual é o destino correto para aquele pneu que não serve mais para o uso. Segundo a Resolução CONAMA Nº 416/2009, os fabricantes e revendedores devem disponibilizar área coberta para depósito temporário dos pneus e, posteriormente, dar a destinação ambientalmente correta aos resíduos. Esta é a proposta da Prefeitura para garantir a destinação correta dos pneus no município. Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente indicam que estes resíduos representam um grande problema para os municípios, ''existem grandes dificuldades para se dar o destino correto, geralmente ficam expostos ao tempo podendo acumular água de chuva, são jogados clandestinamente em terrenos baldios ou até mesmo em rios e córregos, causando problemas de saúde pública, como a dengue, e degradando o meio ambiente'' – destacou a Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente Walquíria Brusamolin. Para o Secretário de Meio Ambiente, essa parceria irá beneficiar toda a população de Campo Largo: ''os estabelecimentos que trabalham com pneus terão pontos de entrega voluntária, o cidadão não terá mais motivos para jogá-los clandestinamente em terrenos baldios ou na beira de rios e córregos'', lembrou.
O vice Prefeito Dante Vanin e os secretários municipais Udo Schmidt (Governo) Chrystiane Chemin (Saúde) e Alexandre Lopes de Almeida (Desenvolvimento Rural) também participaram da Audiência Pública. O Presidente da Câmara de Vereadores Josley Andrade e o vereador Jorge Julio também compareceram.
COMO IRÁ FUNCIONAR
O consumidor poderá levar o pneu em borracharias, comércio de pneus, oficinas e outros estabelecimentos credenciados ao Programa de Logística Reversa de Pneus Inservíveis. Estes locais serão ambientalmente adequados para o armazenamento temporário, para posterior encaminhamento dos pneus ao Ponto de Coleta de Campo Largo, o qual está devidamente regularizado junto ao Corpo de Bombeiros, Licença Sanitária e Licença Ambiental.
O município possui um Termo de Cooperação Mútua com as indústrias fabricantes de pneus (Associação Reciclanip), onde todo o custo do aluguel do Ponto de Coleta, do frete para transporte dos resíduos deste ponto ao destino final e da incineração desses resíduos na indústria para coprocessamento ficará por conta da Reciclanip.