26/03/2012
Irreconhecível, Coxa perde invencibilidade histórica ao som de "olé"
26/03/2012
Fonte:Banda B
Foi em uma tarde quente, com o Coritiba vestido de preto, que a invencibilidade de 48 jogos ruiu. O responsável por derrotar quem não perdia há mais de dois anos no estadual foi o Arapongas. Com gols de Thiago Adam e Léo Itaperuna, um Alviverde derrotou outro, mas este já parecia estar de luto antecipado. A última derrota havia sido em fevereiro de 2010, quando o Coxa perdeu para o Paraná, na época comandado por Marcelo Oliveira.
Sem conseguir articular jogadas de ataque e descontrolado em campo (Emerson foi expulso por reclamação), o Coritiba deixou o Londrina abrir três pontos de vantagem na classificação do returno. Na quarta-feira (28), os dois times se encontram em jogo com ares de decisão.
Arapongas começa com tudo e Coxa não acorda
O jogo não demorou para esquentar no Estádio dos Pássaros. Logo aos cinco minutos, o Arapongas abriu o placar com Thiago Adam. Ele invadiu a área, limpou a marcação e bateu sem chances para Vanderlei. Partindo para cima, o Coritiba teve uma boa chance com Gil, que ganhou dividida e chutou de fora da área para a defesa de Vitor.
No entanto, a oportunidade foi isolada, já que a equipe tinha dificuldade para encaixar as ações ofensivas. Com mais volume de jogo, o time da casa tentava partir para cima utilizando as laterais e era mais bem sucedido, mas não chegou a assustar novamente o goleiro coxa-branca.
Após 48 minutos de um futebol irreconhecível restou aos comandados de Marcelo Oliveira admitir o futebol decepcionante e descer para o vestiário em busca de um segundo tempo melhor.
Coxa perde a cabeça e a invencibilidade
O Coxa, que voltou com Geraldo no lugar de Renan Oliveira, iniciou a segunda etapa de forma mais intensa do que o adversário. Aos sete minutos, Roberto partiu para cima da defesa e arriscou, mas parou em Vitor. Buscando mais ofensividade pelo lado esquerdo, Marcelo Oliveira tirou Lucas Mendes e colocou Eltinho em campo.
Impaciente, o treinador não demorou para promover a terceira alteração na equipe. Caio Vinicius entrou no lugar do apagado Lincoln. Porém, quem ficou nervoso mesmo foi o zagueiro Emerson. Após parar um contra-ataque com falta, ele conseguiu trocar um cartão amarelo pelo vermelho ao reclamar com o árbitro.
Aproveitando a fragilidade do Coritiba, o Arapongas ampliou a vantagem com Léo Itaperuna. Aos 24, o atacante ganhou disputa com Pereira e ficou cara a cara com Vanderlei. Utilizando o faro de artilheiro, ele colocou a bola nas redes.
Na sequência, Geraldo fez boa jogada e limpou a marcação, porém, de frente para o gol, chutou incrivelmente fraco, para desespero de Caio Vinicius. No lance seguinte, o angolano encontrou Anderson Aquino no meio da área, mas ele isolou.
Jogando a toalha, o Coxa não teve mais forças para chegar. Do outro lado, Fagner teve a oportunidade de ampliar, mas desperdiçou. Aos gritos de "olé", a torcida do Arapongão fez a festa assistindo ao seu time fazer história.
Ficha técnica:
Data: 25/03/12.
Local: Estádio Municipal José Chiapin, em Arapongas.
Horário: 16h00.
Árbitro: Heber Roberto Lopes.
Assistentes: Adair Carlos Mondini e Daniel Cotrim de Carvalho.
Gols: Thiago Adan, 5'/1T (1-0); Léo Itaperuna, 24'/2T (2-0).
Cartões amarelos: Gil, Junior Urso (Coritiba).
Cartões Vermelhos: Emerson (Coritiba).
Arapongas: Vitor; Maicon (Cafu), Douglas, Neto Gaúcho e Edinho; Luis Mario, Marcos Tora (Edmilson), Sandro e Fabinho; Léo Itaperuna e Tiago Adam (Fagner).
Técnico: Dario Pereyra.
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Junior Urso, Gil, Renan Oliveira (Geraldo), Lincoln (Caio Vinicius) e Roberto; Anderson Aquino.
Técnico: Marcelo Oliveira.