09/03/2012
Motoristas e pedestres precisam ter mais educação no trânsito
09/03/2012
O diretor da Ciretran de Campo Largo, Dilço Cruzara, conversou nesta semana com a reportagem da Folha sobre a falta de educação no trânsito no município. Segundo ele, muitos acidentes acontecem por falta de atenção dos motoristas e pedestres e também falta de educação.
Para Dilço, os pais deveriam se reunir com seus filhos em casa para instruí-los, pois a maioria dos acidentes de trânsito envolve pessoas de 18 a 27 anos de idade. “Isso evita tragédias que acabam com uma família. O trânsito está muito violento”, afirma. A educação no trânsito, segundo ele, começa desde respeitar quando o motorista do carro da frente dá seta de que vai estacionar. “Percebo que aqui as pessoas não respeitam muito isso e mesmo dando a seta já colam o carro atrás”, explica.
Outro problema é a falta de respeito com a velocidade indicada nas placas de sinalização de trânsito. Um dos exemplos que ele dá é a alta velocidade que muitas pessoas passam na Avenida Padre Natal Pigatto. Segundo ele, não precisaria de punição se os motoristas respeitassem a sinalização; mas, neste caso, ele argumenta que há necessidade de lombadas eletrônicas e vai conversar a respeito com os responsáveis no Dptran para que, assim, diminua o risco de acidentes.
“Acredito também que as autoescolas deveriam dar instrução de como dirigir em rodovias. Hoje os alunos não saem preparados para andar aqui na BR, por exemplo. É preciso exigir mais para preparar melhor os motoristas. As autoescolas cumprem as leis e ensinam o que é determinado, mas as normas deveriam ser refeitas”, diz.
Dilço Cruzara também foi diretor da Circunscrição Regional de Trânsito de Campo Largo de 1983 a 1988. A Circunscrição foi inaugurada no município em 1982, quando havia registrado seis mil veículos. Atualmente são cerca de 60 mil.
Orientações de trânsito
De acordo com informações do Detran PR, as normas de trânsito servem para orientar e organizar o trânsito de forma que todos saibam o que fazer e entendam o que os outros irão fazer, respeitando preferências e a sinalização existente no local. É importante:
- Nunca desviar a atenção do que está acontecendo em volta e observe os sinais do condutor da frente;
- Procure ver além do veículo da frente para identificar situações que podem obrigá-lo a manobras bruscas sem sinalizar;
- Mantenha distância;
- Comece a parar antes;
- Não fique indeciso quanto ao percurso, entradas ou saídas que irá usar. Planeje antes o seu trajeto para não confundir o condutor que vem atrás com manobras bruscas;
- Sinalize suas atitudes;
- Pare aos poucos;
- Programar percursos econômicos e seguros;
- Conhecer, conservar e respeitar as leis e sinais de trânsito;
- Guardar uma distância segura entre o seu veículo e o que vai à sua frente;
- Evitar andar “colado”, para garantir o domínio do veículo;
- Nunca ultrapassar em curvas, subidas, descidas, pontes, viaduto, faixa contínua, chuva, geada ou qualquer outra situação que o impeça de ver ou ser visto;
- Redobrar a atenção à noite, quando chove ou com neblina. Use faróis baixos e reduza a velocidade;
- Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar outro veículo (mesmo que não automotor) ou seguí-lo. Neste aspecto observe que não se pode usar a luz alta em regiões de matas, florestas, campos ou águas, pois existem animais e eles podem ser atraídos pelas luzes e o impacto é inevitável;
- A troca de luz alta e baixa, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de alertar os outros condutores, somente poderá ser utilizada para indicar intenção de ultrapassagem ou para indicar a existência de risco à segurança para os condutores do sentido contrário;
- Usar sempre o cinto de segurança e faça seus passageiros usarem também;
- Dirigir sempre na velocidade permitida, porém quando a via apresentar problemas, noite, chuva, neblina, condutores não automotores, pedestres, animais, reduzir a velocidade de maneira compatível com a segurança;
- Consultar antecipadamente guias e mapas rodoviários. Mantendo-os no porta-luva;
- Manter a documentação e o licenciamento do seu veículo sempre em dia;
- Andar com o original da carteira de habilitação, além dos outros documentos;
- Parar seu veículo antes da faixa de retenção, pois o pedestre é mais fraco e desprotegido do que o veículo que você dirige. Você tem uma máquina em suas mãos;
- Não estacione seu veículo em lugares reservados às pessoas portadoras de deficiências físicas;
- A faixa de segurança é território do pedestre;
- O álcool, as drogas e os remédios causam reações em seu organismo e modificam seu comportamento. Conheça os efeitos destas substâncias: diminuição do raciocínio rápido, da capacidade de ouvir e enxergar e da reação muscular. Saiba que esses efeitos influem na sua capacidade de locomoção e na sua habilidade para conduzir um veículo. Sob efeito dessas substâncias, não dirija.