09/03/2012
Exemplo de mulher, mãe, dona de casa e trabalhadora
09/03/2012
Todos os dias, ela acorda às cinco horas da manhã, sai de casa depois de uma mini-jornada, para limpar a casa e preparar o café da manhã. Chega muito cedo ao trabalho, uma dura jornada de limpeza e pequenos serviços que termina às 16 horas, quando ela volta para casa e, mesmo cansada, tem que dar conta de mais uma jornada, como dona de casa e mãe.
Assim é a vida de Juraci Terezinha Blau Machado (51), quatro filhos, três netos, há 12 anos trabalhando em empresas do ramo de imóveis, limpeza e conservação. “Gosto do que faço, amo de paixão a minha profissão, e trabalho feliz”, explica “Jura”, uma mulher trabalhadora, simpática e muito querida pelas pessoas para as quais presta serviço, e que vive sempre de bom humor.
Vida de trabalho
Esse dia Oito de Março, Dia da Mulher, para “Jura”, foi um dia comum, de trabalho como todos os outros. Ela recebeu cumprimentos, poucos, pelo dia, principalmente de outras mulheres, trabalhadoras como ela. “A gente comemora trabalhando”, explica ela, enquanto calça as luvas de plástico para mais um andar que vai varrer, tirar o pó, com pano úmido, água e sabão e outros produtos de limpeza. É assim a sua rotina, o seu trabalho.
“Jura” trabalhava como empregada doméstica, no início da carreira, e foi com esta profissão que criou os filhos, dos quais se orgulha muito. Depois ela passou a trabalhar para uma imobiliária, na limpeza e conservação de edifícios. Hoje trabalha para uma empresa de segurança e conservação, mas o trabalho é o mesmo, varre, tira o pó, limpa os vidros, corrimão de escada e demais áreas comuns. Ela se orgulha de ter criado os filhos com o suor do seu rosto, mas fazendo o que gosta de fazer.
“Todos estão crescidos, estudaram até onde eu pude manter, e se criaram gente de bem, tudo com o meu trabalho. Não foi fácil, tivemos muito sacrifício, principalmente quando eram pequenos, que precisavam mais de mim. Mas estão todos aí, honestos e trabalhadores”, explicou.
Além de cuidar da limpeza e conservação das áreas comuns de três prédios, no centro da cidade, “Jura” ainda é responsável pela distribuição da correspondência. Conhecida por todos, ela costuma retribuir com sorriso, o bom dia ou boa tarde, de quem a cumprimenta. “Gosto de ser reconhecida pelo meu trabalho”, disse ela, lembrando que conhece muita gente, desde funcionários aos patrões.