Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:26:51
Política

Moisés: uma história de amor por Três Córregos

Moisés: uma história de  amor por Três Córregos

10/02/2012

Faleceu no dia 06 de Fevereiro aos 76 anos de idade Moisés Soares da Trindade; nascido na localidade dos Cordeiros a poucos quilômetros do local onde sempre residiu. Moisés sempre foi parte de Três Córregos. Com dificuldades financeiras, adquiriu um pequeno pedaço de terra no ano de 1975 e ali reiniciou sua vida. Com sua esposa e cinco filhos pequenos que mais tarde se tornariam nove filhos, plantava e colhia o sustento para todos.

A terra meio acidentada dificultava o cultivo da agricultura e por vezes até mesmo sua permanência no local; isto fez com que algumas vezes fosse obrigado a procurar melhores condições de trabalho na cidade de Campo Largo, na função de carpinteiro, profissão que aprendeu cedo e adorava exercê-la.

Numa destas idas e vindas conheceu um projeto que se chamava “Escola Consolidada de Três Córregos” que visava centralizar o ensino em um local mais amplo e bem estruturado, fechando as escolinhas pequenas ao redor e melhorando o ensino.

Na época foi lhe explicado que a àrea não poderia ser comprada pelo poder público e deveria ser doada. Com grandes dificuldades financeiras, pensou muito ao ceder seu melhor pedaço de terra de plantio para o novo projeto. Entendeu o desenvolvimento que poderia trazer ao distrito e doou aproximadamente um alqueire para implantação do projeto e assim manteve muitas famílias na região e mais, deu emprego inclusive a muitos professores que residiam na área urbana de Campo Largo e Curitiba e pasaram a trabalhar naquele local diariamente.

Sempre muito paciente, conversava com todos que paravam conversar em sua casa à beira da estrada. Mesmo tendo estudado pouco na pequena escolinha onde ensinava a professora Helena, ao qual falava cheio de orgulho por ser um de seus melhores alunos, interrompido pela obrigação do trabalho pesado da lavoura, foi sempre se moldando a novos projetos de vida. Tinha verdadeira paixão por Três Corregos; conhecia quase todos os moradores mais antigos pelo nome e exatamente onde moravam. Construiu e administrou seu mundo com maestria. Há uma frase que diz: Há muitas coisas sagradas e belas, mas nada é mais belo que o reino de um homem; o que ele toma em suas mãos e sabe que sempre será dele. Assim ele fez parte deste mundo que ajudou a construir e deixa junto aos seus nove filhos a continuação destes feitos que formam hoje o Distrito de Três Córregos.