Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 01:23:50
Política

Balsa Nova

20/01/2012

Balsa Nova comemora no dia 25 51 anos de Emancipação Política

Balsa Nova

20/01/2012

Com uma população estimada em 11.600 habitantes, o Município de Balsa Nova comemora, na próxima Terça-feira (25), 51 anos de Emancipação Política. A data será marcada com uma solenidade cívico-religiosa, uma missa em Ação de Graças, a ser celebrada na Matriz do Senhor Bom Jesus, às 9h30min da manhã, para a qual toda a população está sendo convidada.
O Município de Balsa Nova foi criado pela Lei Estadual nº 4.338 de 25 de janeiro de 1961, sancionada pelo governador Moysés Lupion. Seu território foi desmembrado do município de Campo Largo e sua instalação oficial ocorreu no dia quatro de novembro de 1964. Os balsa-novenses comemoram, aos 51 anos de Emancipação do Município, um período de constante crescimento econômico, com grande geração de empregos.

Nova Balsa
O nome do Município originou-se da construção de uma balsa, por Galdino Chaves, em 1891, na localidade conhecida como Rodeio. O objetivo de cruzar o rio Iguaçu. Melhor que as balsas anteriormente construídas, a nova balsa ganhou fama e se constituiu em referência obrigatória à localidade, que passou a ser denominada Balsa Nova.
O vilarejo de Rodeio foi criado em 1876, por um grupo de desbravadores dos quais são conhecidos: Euzébio Pereira doa Anjos, Mathias Oliveira, Ana Oliveira Chaves, Francisco Oliveira da Cruz, José Inácio Gonçalves, Francisco Leite Cordeiro, João Leite Cordeiro, Joaquim Soares Ferreira, Lúcio Ferreira Albuquerque e Mathias Gomes. Foram eles os primeiros a derrubar a mata virgem e erguer as primeiras casas da região.
A antiga ponte sobre o Rio dos Papagaios, construída em 1876 por imigrantes alemães quando da visita de Dom Pedro II ao Paraná é um dos monumentos mais antigos da região. A ponte é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, sendo considerada um monumento da engenharia nacional.
Já com um povoado grande, para a época, em 22 de março de 1938, através da Lei Estadual 1.757, o núcleo é elevado à categoria de Distrito Judiciário, com território pertencente ao município de Campo Largo. Em 31 de março de 1938, o Decreto Estadual nº 6.667 determinou que o distrito passe a se chamar João Eugênio, em homenagem a um importante madeireiro local. O ato, extremamente político, não agradou aos moradores, que protestaram e, em 12 de maio de 1954, a Lei Estadual nº 125 revogou o antigo Decreto nº 6.667 e a cidade voltou a assumir a antiga denominação de Balsa Nova.
A emancipação do Município aconteceu no dia 25 de Janeiro de 1961, pela Lei Estadual nº 4.338, sancionada pelo governador Moysés Lupion. Balsa Nova teve o seu território desmembrado do município de Campo Largo. A instalação oficial ocorreu no dia 4 de novembro de 1964.
Balsa Nova tem 15 indústrias de extração de minerais, 15 de indústrias de produtos minerais não metálicos, duas metalúrgicas e uma mecânica. São oito as indústrias da madeira e do mobiliário e três da borracha, fumo, couros, peles, produtos similares e quatro industrias químicas, além de três de produtos alimentícios, de bebida e álcool etílico. Na Construção Civil são sete unidades empresariais.