06/01/2012
Em 2012 Basso quer inaugurar cinco creches e mais duas escolas.
06/01/2012
O ano de 2012 deverá ser importante, para a área de Educação, em Campo Largo. O prefeito Edson Basso quer inaugurar, até Dezembro, pelos menos duas escolas e cinco creches. As escolas, a Maria Joana, no Itaqui (municipal) e a da Ferraria (estadual) devem ficar prontas no meio e no final do ano, respectivamente, e as creches, duas já estão prontas, uma no Ouro Verde e outra no Jardim Rondinha (Sereia). Mais três creches ainda serão construídas, uma na Ferraria, outra em Bateias e a terceira no centro da cidade.
“Eu estou contente com as possibilidades de 2012”, disse o prefeito na primeira entrevista do ano, para a Folha de Campo Largo. Ele destacou, ainda, as negociações para a instalação de duas grandes empresas multinacionais, ainda este ano, e a ampliação das instalações da Sig Combibloc, que já estavam previstas desde meados de 2011. Mas o prefeito disse que espera mais, de 2012, como a implantação da Sala do Empreendedor, para facilitar a vida dos empresários, por exemplo.
Escolas
Basso destacou a implantação do Campus do IFPR em Campo Largo. O Ministério da Educação já colocou Campo Largo como Campus do IFPR. “O Governo vai investir recursos para implantar todos os cursos, e isso deve acontecer ainda esse ano”, disse o prefeito.
Também a Escola de Cerâmica, inaugurada no final do ano passado, já está elaborando convênios com as empresas, para formarmos os profissionais da área. O prefeito se disse otimista com o início do funcionamento da nova escola, em 2012.
Saúde
Outra possibilidade, para 2012, segundo o prefeito, é a transformação do Centro Médico, numa UPA – Unidade de Pronto Atendimento, do Governo federal. A unidade já trabalha nestas condições, só que é uma unidade municipal. Com a futura reforma, é possível que o Governo Federal injete recursos, para transformá-la em uma UPA. Campo Largo ficaria, então, com duas Unidades de Pronto Atendimento, uma nas populares (já em construção), e o atual Centro Médico. Para o prefeito, “essa transformação seria benéfica para o Município e para a população”.
Fundiária
Uma das preocupações do prefeito, para 2012, é a regularização fundiária, para regularizar as ocupações antigas, realocar as famílias que ocupam área de risco e criar parques, nessas áreas, para que elas não voltem a ser ocupadas. O Plano de Regularização Fundiária deverá ser lançado em Fevereiro, segundo o prefeito. “Vamos dar uma atenção especial, a esse assunto, em 2012”, disse o prefeito. Desta forma, ele quer fechar o último ano do seu Governo.