23/12/2011
Emater entrega 18 mil alevinos para piscicultores do Município
23/12/2011
Dez produtores de peixe de Campo Largo receberam, na semana passada, 18 mil alevinos de Tilápia, Pacu, Carpa Capim e Carpa colorida, comprados por eles através do escritório local da Emater. O programa de aquisição de alevinos tem por objetivo incentivar a produção de peixe, no Município, que já foi um dos maiores produtores da Região. Até à Semana Santa, esses peixes deverão estar no ponto de abate, com cerca de 750 gramas, em média, num total de quase 15 toneladas.
Celso Verdan, zootecnista da Emater e coordenador do programa, acredita que os produtores de Campo Largo podem produzir mais de 60 toneladas/ano, desde que haja incentivo e acompanhamento técnico. Já está programada para o final de janeiro mais uma compra de alevinos, para a qual os produtores podem fazer seus pedidos, antecipadamente, no escritório da Emater.
Piscicultura
A Piscicultura está crescendo de forma intensa no Paraná. De 2007 para 2009, o índice de crescimento foi de 82%. De 22 mil toneladas de peixes cultivados de forma extrativista (artesanal), e através de aquicultura (produzidos), passou a 40 mil toneladas. Só a pesca extrativista passou de 2,6 mil para oito mil toneladas, o que representa incremento de 193%. Já na aquicultura, a produção subiu de 20 mil para 32 mil toneladas, o que equivale a cerca de 60%.
Nos últimos anos, o Governo Federal vem estimulando o crédito, a comercialização e o consumo no setor de pescados. Em 2007, o consumo per capita de peixes no Brasil era de sete quilos. No ano passado, foi de nove quilos. O recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) são 12 Kg. Acredito que isto deve ser alcançado muito em breve.
O Paraná está em quinto lugar no ranking nacional de produção de peixes, perdendo para o Rio Grande do Sul (maior produtor), São Paulo, Santa Catarina e Ceará. No Estado, existem 12.500 pessoas cadastradas como pescadores profissionais, que fazem da pesca sua principal atividade. Estas se dedicam à pesca extrativa. Outras 20 mil pessoas se dedicam à aquicultura.
Praticamente 80% da produção paranaense é de tilápias, 10% de pacus e 10% de outros tipos de peixes. O Ministério da Pesca e Aquicultura também vem planejando criar no Estado campanhas de incentivo ao consumo de pescados. Está sendo planejada uma campanha para incentivar o consumo diário e não apenas na Sexta-Feira Santa.
A Emater com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está apostando no consumo de peixe semanalmente, já que é uma fonte de proteína saudável para manutenção do nosso corpo.