Quinta-feira às 30 de Outubro de 2025 às 11:51:06
Geral

Aumenta número de cheques sem fundos

22/12/2011

Em novembro foi registrado 2,19% de devolução de cheques em todo o país. Esse número é reflexo das compras no Dia das Crianças e deve se repetir para o início do ano, devido &agr

Aumenta número de cheques  sem fundos

23/12/2011

Em novembro foi registrado 2,19% de devolução de cheques em todo o país, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Esse número é reflexo dos cheques para pagamentos de compras no Dia das Crianças e deve se repetir para o início do ano, quando começam a ser compensados os cheques das compras de Natal.
Segundo a gerente geral da agência do HSBC em Campo Largo, Elaine Denkewski, o maior número de cheques sem fundo começa a ser percebido entre Janeiro e Março, devido às compras de Natal. Segundo ela, os comerciantes devem preferir dinheiro ou uso de cartões de crédito ou débito e, quem optar por aceitar cheques, recomenda-se o uso de TeleCheque.
A TeleCheque é uma prestadora de serviços que faz análise de crédito do cliente, oferecendo mais segurança ao comerciante. A análise é feita a partir de uma consulta, conferência na base de dados de consumo dos últimos cinco anos, hábitos de consumo por segmento e região, análise do histórico de compras e capacidade de compra futura, para então dar a resposta.
Ela explica que, quando acontecer de voltar um cheque de cliente, pode-se reapresentar duas vezes, sendo que na segunda vez o cliente já vai para o Serasa. Se continuar sem receber e precisar resolver o caso na justiça, quem protesta o cheque é o comerciante. Os lojistas que consultam o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa não recebem cheques de clientes inadimplentes. O cliente que emite cheque sem fundo deixa de retirar talões do banco, só poderá movimentar sua conta por meio de cartão magnético ou até mesmo, dependendo do banco, o cliente pode ter sua conta encerrada.

Como “limpar” o nome

Segundo o especialista em Segurança Pública e Privada, Dr Jorge Lordello, inicialmente deve-se quitar o cheque que gerou a inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central e depois comparecer na agência bancária levando o cheque que foi devolvido ou o extrato bancário que prove ter sido pago. O Cliente preenche uma autorização para débito da taxa referente ao CCF (Cadastro de Cheque sem Fundos) e o banco é obrigado por lei a enviar, imediatamente, o pedido de exclusão do nome ao Banco Central.
Se o cheque tiver ido a protesto, os serviços de proteção ao crédito exigem que o correntista apresente a certidão negativa expedida pelo cartório. Ele só terá essa certidão depois do pagamento. Para isso o correntista terá que comparecer ao cartório com o CPF e RG.
O nome do correntista não pode ser mandado para o cadastro do Serasa ou do SPC sem que ele seja avisado antes. No caso de o cheque ter sido devolvido de forma indevida pelo Banco, o correntista tem direito a ser ressarcido por danos morais e financeiros e para tanto deve ir à Justiça.