Quarta-feira às 29 de Outubro de 2025 às 08:04:21
Geral

Contas

20/12/2011

Pagar contas é melhor maneira de gastar 13º

Contas

20/12/2011

Fonte:R7.com

A grana da segunda parcela do 13º salário, que cai na conta da maioria dos trabalhadores que têm carteira assinada nesta quarta-feira (20), deve ser revertida para o pagamento das dívidas contraídas ao longo do ano, orientam especialistas ouvidos pelo R7.

O benefício, concedido todo ano como uma gratificação de Natal, já entra na conta com o destino certo: muitos usam essa grana extra com as compras do fim do ano ou aproveitam para passear, mas esquecem do mais importante, que é entrar o ano novo com as contas no azul.

A gerente de contas Rubia Piovesan, da empresa de análise de crédito ZipCode, afirma que novembro e dezembro é uma época propícia para negociar contas – atrasadas ou não – com lojas e bancos.

- Todo mundo está propenso a negociar. Esse ano teve muito crédito fácil e as pessoas se iludem com isso, achando que podem comprar tudo e que o 13º vai durar muito tempo. Agora é hora de negociar, procurar o melhor acordo.

O consumidor tem que saber separar quais contas são prioritárias. As quem têm juros maiores ou as que estão quase perto da quitação devem vir antes, seja o rotativo do cartão (que é a modalidade mais cara do mercado, com taxas próximas de 240% ao ano) ou um financiamento próximo de acabar.

O período de janeiro a março é o que tem maior volume de gastos temporários, como o IPTU (Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), as matrículas e o material escolar.

- Se for deixar as dívidas para pagar as contas de início de ano, vale a pena deixar em uma poupança, que tem um rendimentozinho. Janeiro e fevereiro são os meses mais difíceis para colocar as contas em dia.

O presidente do conselho e diretor de economia da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Roberto Vertamatti, concorda.

- Atraso [no pagamento de IPTU e IPVA, por exemplo] pode significar nome negativado e multas, algumas com 20% do valor do tributo.

Contas e mais contas

No caso do IPTU, o parcelamento é indicado somente para quem não tem recursos para pagar à vista. Vale a pena evitar os juros usando o 13º para pagar essa conta e não deixar que ela atrase. A multa varia de cidade para cidade, mas pode chegar a 20% do valor mais os juros que vão de 1% a 2% ao mês.

O IPVA, por sua vez, tem desconto de 3% para pagamento à vista em janeiro. Vertamatti orienta que guardar o valor do imposto na poupança pode significar um ganho para quem vai parcelar, porque pode dar uns trocados a mais ao contribuinte e ainda manter a conta em dia.

Os motoristas só não conseguem deixar de pagar em parcela única as taxas de licenciamento e seguro obrigatório.

No caso de quem tem filhos, um gasto importante é a mensalidade escolar. Se o consumidor tiver algum problema financeiro e não possa pagar a mensalidade, deve procurar a escola para negociar a dívida em parcelas, como orienta a Anefac.

Apesar de materiais escolares, livros e uniformes serem itens de consumo que podem ser parcelados, quem paga à vista tem a opção de conseguir desconto.

A boa notícia, para a Anefac, é que a maioria da população já sabe que vai usar o 13º para pagar dívidas. Uma pesquisa divulgada em novembro mostrou que 6 em cada 10 vão quitar os débitos para tentar entrar em 2012 com a conta bancária em dia.

Miguel de Oliveira, coordenador da pesquisa e vice-presidente da Anefac, afirma que a redução da atividade econômica e inflação mais elevada fizeram efeito no endividamento dos consumidores. E isso vai aparecer também no resultado das compras do fim do ano.

- Houve uma redução de 10,5% no número de consumidores que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes, demonstrando maiores dificuldades e preocupações dos consumidores com os gastos neste ano. E houve uma redução de 33,3% no número de consumidores que pretendem utilizar o 13º salário para compra e reforma de suas residências.