Quarta-feira às 21 de Maio de 2025 às 02:21:27
Geral

Ratos na Praça

09/12/2011

Há vários casos de pessoas reclamando de ratos circulando na Praça Getúlio Vargas, principalmente durante a noite.

Ratos na Praça

09/12/2011

Há vários casos de pessoas reclamando de ratos circulando na Praça Getúlio Vargas, principalmente durante a noite. Após reclamação de um leitor, a Folha entrou em contato com a Vigilância Sanitária do Município, que diz já ter conhecimento do caso.
Segundo a coordenadora da Vigilância, Tânia Portela, existe a possibilidade de fazer uma desratização, mas que neste caso não teria resultado, pois a grande circulação de pessoas dificulta esse trabalho e também porque é preciso combater o que está causando o aparecimento de ratos. “Para aparecer roedor basta ter água, alimento e abrigo. E é o que os ratos encontram aqui”, explica ela.
No ano passado já foi feito um trabalho de conscientização dos cidadãos em geral e dos comerciantes da região e até o início do próximo ano um novo trabalho será intensificado. Tânia explica que é preciso conscientização da população para que não joguem lixo nas ruas. Na Praça é comum encontrar restos de alimentos jogados no chão, como também embalagens de diversas comidas, que ao invés de serem jogadas nas diversas lixeiras da praça, são jogadas no chão. “Lixo é um atrativo para os ratos”, comenta.
A bióloga da Vigilância Sanitária do Município, Virgínia Ramos, diz que os ratos se alojam embaixo do museu e saem através do respiro que tem neste local. Por isso já estão agilizando para que esses respiros sejam tampados para tentar evitar a proliferação, mas diz também que não é algo totalmente eficaz, pois os ratos fazem tocas na terra. “É preciso realmente conscientizar a população para que se evite o que está sendo um atrativo para esses ratos. Se puxar um pouco os matinhos nas laterais do Museu é possível ver a quantidade de lixo que tem ali depositada”, explica a bióloga.
Virgínia ainda alerta para que os cidadãos não tentem matar os ratos, pois eles podem ter uma reação e querer morder, transmitindo doença. Os ratos podem transmitir doenças como leptospirose, tifo e salmonela. Eles se reproduzem com facilidade, são de hábitos noturnos e têm muita habilidade física.
Para evitar a proliferação é preciso que o lixo seja jogado nos lugares corretos pelos frequentadores da praça, e que os comerciantes acondicionem adequadamente o lixo dentro de sacos plásticos e de preferência em locais mais altos, evitando o contato com o solo. O lixo deve ser colocado na rua somente no horário de passagem do caminhão coletor. É necessário também que se vedem frestas que possam ser entrada para os ratos e periodicamente olhar o estoque se não há vestígios desses roedores.