Quarta-feira às 29 de Outubro de 2025 às 10:15:49
Geral

Conferência

06/12/2011

Conferência Municipal de Cultura reuniu centenas de pessoas na Praça Getúlio Vargas

 

Conferência

06/12/2011

Fonte:Depcom/PMCL

A 1ª Conferência Municipal de Cultura proporcionou um momento histórico para Campo Largo. Centenas de pessoas participaram das discussões e debateram sobre o futuro da cultura no município. A ação de vanguarda foi realizada na Praça Getúlio Vargas, nos dias 2 e 3 (sexta-feira e sábado) e reuniu representantes do governo municipal e sociedade civil.
                 A abertura solene do evento contou com a participação do representante da Secretaria de Estado de Cultura, Mario Hélio, do Secretário Municipal de Governo, Udo Schmidt, do Secretário de Educação e cultura Norton Pooter, da Presidente do Centro de Letras, Alice Gödeck e do Diretor do Departamento de Cultura, Juciê Parreira.
Para Mario Hélio, Campo Largo está à frente nas discussões sobre cultura e a iniciativa proporcionará grandes avanços para o município. “Vocês [Campo Largo] estão em um estágio mais avançado até mesmo que o do Estado. Perceberam que Cultura é feita por pessoas”, disse.
                Por incompatibilidade de agenda o prefeito Edson Basso não pode comparecer ao evento, mas foi representado pelo Secretário Udo Schmitd, que enfatizou o momento histórico que o município vem vivendo. “Campo Largo está passando por um momento impar em sua história, está em pleno desenvolvimento econômico e industrial, e agora a cultura assume papel estratégico. Nós temos buscado esta forma de gestão democrática, com a participação popular, para a tomada de decisões. Esta conferencia de Cultura é uma prova disto”, afirmou.
               O diferencial da Conferência de Cultura foi a conclusão do Plano Municipal de Cultura, chamado de Rumos, que vinha sendo elaborado desde abril pela equipe do departamento de cultura com a junção de ideias da população. O plano terá vigência de 10 anos após aprovada a lei de criação e será a garantia para a continuidade de ações, programas e projetos culturais do município. “Nesses meses percorremos Campo Largo, ouvindo as sugestões e criticas da população, para a construção do Rumos. Realizamos 20 etapas preparatórias entre pré-conferencias e fóruns setoriais e cada regional elegeu 10 prioridades de trabalho. Nossa intenção foi estimular as comunidades a elaborarem planos regionais” explicou Juciê Parreira.
                Assim como nas demais conferências, na de Cultura havia cinco eixos que norteavam os grupos de trabalho: Cultura e Cidadania; Promoção e Difusão da Diversidade Cultural; Economia da Cultura; Patrimônio e Memória Cultural; Gestão e Institucionalização da Cultura. Em cada grupo os participantes discutiram assuntos pertinentes e elaboraram propostas que foram encaminhadas à votação na plenária que aconteceu no sábado à tarde.
                  Foram eleitas 60 propostas e 10 prioritárias que comporão o Rumos. O próximo passo é encaminhá-las para votação na Câmara Municipal. Após aprovadas pelos vereadores serão instituídas como Lei no Município.