02/12/2011
Basso entende que o tempo está se esgotando e que precisa definir o seu apoio a um candidato, até para que todos possam começar a se articular para as futuras coligações.
02/12/2011
“Eu estive reunido com o PSB, na Terça-feira e, hoje (Quinta-feira), com o PMDB, na tentativa de encontrar uma solução. Quero apenas um candidato da situação, para as eleições de 2012”, disse o prefeito Edson Basso, à Reportagem da Folha, na tarde desta Quinta-feira. Ele adiantou que ainda tentaria uma nova reunião com o PSB, na tarde ou na noite desta Quinta-feira, para continuar conversando para definir quem será o candidato do seu grupo político, em 2012.
Basso entende que o tempo está se esgotando e que precisa definir o seu apoio a um candidato, até para que todos possam começar a se articular para as futuras coligações. Ao contrário do que o cidadão comum imagina, as coligações não se definem apenas nas convenções em Maio do ano da eleição, no caso 2012, mas meses antes. E esse é o momento. Basso vem articulando esse entendimento há vários meses, mas parece que está encontrando dificuldades.
Base
O PSB tem apenas dois vereadores na Câmara Municipal de Campo Largo, Wilson Andrade e Jorge Julio, contra três do PMDB, Dirceu Mocelin, Airton Roberto Vaz da Silva, o Betinho, e Darci Andreassa. Mas os dois partidos unidos agregam ainda vereadores de outras legendas, inclusive do PSDB, para fazer a base de sustentação política do prefeito Edson Basso, naquele Poder. Uma eventual cisão das duas legendas pode desestabilizar essa base, deixando Basso com dificuldades para a articulação em 2012, justamente um ano eleitoral. Hoje o prefeito tem, sempre, seis, sete votos, em quase todas as decisões na Câmara Municipal.
Basso disse à Reportagem da Folha que vem recebendo, sim, cobrança para definir o seu candidato, mas que ele espera, com conversa, com entendimento, resolver a questão. “Política é a arte da conversa, do entendimento, não há por que haver desentendimento”, disse ele, adiantando que vai levar o jogo até à decisão, “até aos 49 minutos do segundo tempo, se for necessário”.