Quarta-feira às 21 de Maio de 2025 às 03:09:14
Geral

Cozinha Comunitária

23/11/2011

Inaugurada a Cozinha Comunitaria de Palmital dos Pretos

Cozinha Comunitária

23/11/2011  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

Cerca de 200 pessoas participaram da inauguração da Cozinha Comunitária de Palmital dos Pretos, comunidade de remanescente quilombola localizada no distrito de Três Córregos, a cerca de 60 km da cidade. A data da inauguração marcou o Dia Nacional da Consciência Negra na comunidade, cujos antepassados, escravos, refugiaram-se nessa distante localidade há mais de 200 anos. Atualmente vivem em Palmital dos Pretos cerca de 27 famílias totalizando 108 pessoas consideradas como remanescentes quilombolas.
      Na abertura da solenidade uma jovem negra da comunidade, Maria da Luz Lima, leu um texto sobre a vida de Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, na defesa do Quilombo dos Palmares, invadido pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho, contratado pelos proprietários dos engenhos de cana de açúcar para recapturar os negros fugitivos.
Cozinha comunitária
      A cozinha comunitária tem 97 m2, que engloba além da área da panificadora, uma sala onde funcionará uma biblioteca e um tele centro onde serão instalados 12 computadores com acesso à internet via satélite. A obra física foi construída através de parcerias da Associação Comfomi, Eletrosul, Prefeitura de Campo Largo, Emater, Cocel – Companhia Campolarguense de Energia e mão de obra em sistema de mutirão realizada pelos moradores de Palmital dos Pretos e Sete Salto de Cima. Foram investidos cerca de R$ 35 mil reais na construção, doados pela Associação Comfomi (Associação Beneficente de Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil no Estado do Paraná de Combate à Fome, à Miséria e pela Vida). A Eletrosul comprou cerca de 20 equipamentos, entre os quais forno e liquidificador industrial, freezer, processadora de alimentos, seladora a vácuo, exaustor, bancadas de inox e outros, que custaram aproximadamente R$ 17 mil reais.
Produção e renda familiar
     Mulheres da comunidade já passaram por treinamento do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e receberam treinamento para produção de pães, bolos, biscoitos, massas, geléias, compotas, além do processamento de legumes. Os produtos terão garantia de comercialização nos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).
        Com a venda dos produtos haverá significativa melhoria de renda das famílias. Por exemplo, apenas o fornecimento de pães e bolos para a merenda escolar das escolas do distrito de Três Córregos poderá garantir boa renda, pois há mais de 1 mil alunos matriculados.
Autoridades
         Participaram da inauguração o Prefeito de Campo Largo Edson Basso, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Lino Petry, Secretário Municipal de Governo Udo Schmidt Neto, Secretário Municipal de Segurança Benedito Facini, Gilnei Machado representante da Eletrosul, Dirlei Edson dos Reis – representante da Emater, Cleres Vieira – Presidente do Comfomi (Associação Beneficente de Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil no Estado do Paraná de Combate à Fome, à Miséria e pela Vida), Arnaldo Machado dos Santos – Presidente da Associação Quilombola de Palmital dos Pretos, Luiz Carlos Marques – Presidente da Associação Atlética Banco do Brasil de Curitiba, Marlene Lagos – representando o Presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil no Paraná, Antonio Braz da Silva – Presidente do Movimento Negro do PDT do Paraná.