Quarta-feira às 21 de Maio de 2025 às 02:57:18
Geral

UFPR

23/11/2011

UFPR analisou propriedades rurais de Campo Largo

UFPR

23/11/2011  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

Uma parceria da Prefeitura de Campo Largo com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) irá auxiliar os pequenos agricultores com alternativas para as suas propriedades. Em torno de 20 famílias de várias localidades do interior do município participam do projeto denominado “Diagnóstico Tecnológico da Produção de Hortaliças na Região Metropolitana de Curitiba”, onde estudantes do curso de Agronomia da UFPR analisaram as plantações, as formas de manejo, as principais doenças, pragas e como são tratadas. “O objetivo é ter um mapa, um levantamento da região e passar para os agricultores este diagnóstico”, explicou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Lino Petry.
      Na sexta-feira (18) estes produtores foram até o Parque Municipal Newton Puppi para conhecer o resultado do trabalho. Segundo a Engenheira Agrônoma da Prefeitura, Selma Aparecida dos Santos, em breve eles irão receber uma apostila ilustrada contendo a relação das doenças e pragas acompanhada das melhores alternativas para combatê-las. “É preciso preparar o produtor, mostrar as novas técnicas para que eles avaliem e conheçam essa tecnologia” - afirma.
      Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campo Largo, Rafael Cosmo da Silva, é extremamente importante que o agricultor atualize seus conhecimentos: “este projeto vai inovar, abrir a cabeça do pequeno produtor para a modernidade”, apontou. O vice prefeito Dante Vanin - presente na ocasião - ressaltou a importância do trabalhador rural para o município. “Vocês é que alimentam toda a população”, declarou aos moradores.
      A pesquisa trará soluções fáceis e rápidas sem diminuir a qualidade dos produtos, ou seja, um manual para orientar o produtor no seu trabalho diário. “Nosso objetivo é proporcionar novos conhecimentos e novas ferramentas para que eles ampliem sua produtividade e qualidade, com isso aumentar sua renda”, destacou Lino Petry.